×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Espetáculo sobre líder quilombola marca comemorações do 20 de novembro em Campos

Peça “Carukango” tem apresentação gratuita no Teatro Trianon

Cultura
Por Redação
16 de novembro de 2024 - 11h46
Foto: Divulgação/Alpha Insight Studio

Campos dos Goytacazes recebe no próximo dia 20 de novembro — data que celebra a luta de Zumbi e a resistência dos afrodescendentes no Brasil — o espetáculo teatral “Carukango”, com apresentação gratuita no Teatro Municipal Trianon, às 18h.

O espetáculo do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC) abrirá a programação de comemoração dos 10 anos de implantação das políticas públicas para os povos tradicionais de matrizes africanas de Campos.

A peça conta a história de Carukango, líder quilombola símbolo de luta e resistência contra a escravidão na Serra de Macaé. O espetáculo destaca-se por incorporar elementos do candomblé ketu-nagô, cantos vissungos (cantos de tradição afro-brasileira, entoados por escravizados de diversas etnias que habitaram o interior de Minas Gerais), capoeira e outras manifestações culturais afro-brasileiras.

A turnê de “Carukango” já percorreu sete cidades do interior do Rio de Janeiro com apresentações gratuitas, abertas ao público, e que incluem intérprete de Libras, reforçando o compromisso de acessibilidade da companhia.

“Carukango” destaca-se por trazer ao palco uma dramaturgia rica e profundamente conectada com as raízes culturais afro-brasileiras, utilizando a biografia do líder quilombola como base textual.

Este projeto é patrocinado pelo Edital 6 – Produção Cultural – Lei Paulo Gustavo da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e é realizado por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

SERVIÇO
Espetáculo Teatral Carukango, do Núcleo de Experimentos Cênicos
Data: 20 de novembro – 18h
Local: Teatro Municipal Trianon (R. Marechal Floriano, 211 – Centro, Campos dos Goytacazes)
Entrada franca

LEIA TAMBÉM

Feriado nacional para a Consciência Negra

A cor e a dor da consciência