×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cartão Recomeçar é liberado para famílias atingidas pelas chuvas em Campos

Serão mais de 500 famílias contempladas pelo benefício no município de Campos dos Goytacazes

Geral
Por Redação
1 de novembro de 2024 - 16h24
Foto: César Ferreira/Prefeitura de Campos

Após mais de sete meses das enchentes causadas pelas fortes chuvas na região de Campos dos Goytacazes, a entrega do Cartão Recomeçar é liberada pelo Governo do Estado. O benefício é concedido para as vítimas das chuvas deste ano, e começa na próxima sexta-feira, 8 de novembro. De acordo com o prefeito Wladimir Garotinho, serão mais de 500 famílias, distribuídas em 37 distritos, contempladas pelo benefício no município.

O anúncio foi feito através das redes sociais de Wladimir na tarde desta sexta-feira (1º). “Agradeço ao governador Claudio Castro e à secretária estadual Rosângela Gomes, que atenderam ao nosso pedido para liberar o Cartão Recomeçar. Estaremos entregando [o benefício] no próximo dia 8 em Santo Eduardo e depois faremos uma nova entrega para as pessoas das outras regiões”, disse o prefeito.

O Cartão Recomeçar é um benefício no valor de R$ 3 mil, que será pago em parcela única pelo Governo do Estado. As famílias habilitadas para o benefício foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, a partir de um levantamento feito por equipes durante o período de chuva. O dinheiro servirá para a reconstrução da residência daqueles que foram afetados, sendo direcionado para a compra de material de construção, móveis e eletrodomésticos. A inserção dos afetados pelo desastre no Programa Recomeçar foi anunciada no dia 23 de março, logo após as enchentes.

Enchentes de março
As chuvas intensas de 23 de março causaram enchentes devastadoras em Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes. Em 26 de março, o prefeito Wladimir Garotinho decretou situação de emergência, classificando a situação como Desastre de Nível II. Na região Norte, choveu 236 mm em apenas oito horas, um volume equivalente ao esperado em dois meses.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, apenas em Santo Eduardo, cerca de 3 mil pessoas foram atingidas de alguma forma pelo forte temporal que alagou e inundou ruas e casas, causando prejuízos. Para mitigar os impactos, a Prefeitura implementou ações como o Fundecam Calamidade, que liberou R$ 210 mil para microempreendedores, e o Saque Calamidade, um benefício do Governo Federal para trabalhadores com casas danificadas.

“As ações fazem parte de toda a assistência dedicadas as famílias atingidas pelas fortes chuvas do início do ano. Desde os primeiros minutos da crise, nossas equipes estiveram nos locais mais atingidos”, disse Rodrigo Carvalho.