×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Contabilidade especializada: a chave para reduzir a carga tributária nas clínicas

A partir de um planejamento financeiro adequado, é possível evitar surpresas tributárias

Via Saúde
Por Kamilla Póvoa
21 de outubro de 2024 - 10h00
Fotos: Divulgação

A carga tributária de clínicas e consultórios pode ser uma tarefa desafiadora e sujeita a erros, seja pelo pagamento a mais ou a menos de impostos. A complexidade do sistema tributário brasileiro, aliado ao desconhecimento das especificidades do setor, leva muitos empreendimentos de saúde a cometerem equívocos que podem impactar diretamente o fluxo de caixa e a saúde financeira do negócio.

A contadora, especialista na área da saúde, Gizelle Fernandes explica que existem ao menos cinco opções corretas de redução de carga tributária para clínicas de saúde. “Cada uma tem a sua particularidade, pois envolve faturamento global, atividades exercidas, tipos de sócios, entre outros fatores que devem ser analisados ao fazer um planejamento tributário. Porém, eu vejo várias clínicas pagando impostos menores do que o devido, pois está sendo calculado de forma errada. Clínicas de saúde têm características tributárias próprias que precisam ser levadas em consideração na hora de um planejamento, para que não pague impostos a mais e nem a menos ficando sujeitas ao risco de uma fiscalização e autuação”, explica a contadora.

Gizelle Fernandes

Ainda de acordo com Gizelle, muitos empreendedores ainda ignoram a importância de uma contabilidade completa em suas empresas. “Não fazem contabilidade completa o que impossibilita a distribuição de lucros, aliviando a carga tributária do sócio na pessoa física. Apuram impostos dentro do Simples Nacional no anexo 3 sem levar em conta o fator R, o que é ilegal e arriscado. Não fazem um planejamento apropriado e acabam pagando impostos indevidos a maior”, disse.

Em um cenário onde a gestão fiscal é fundamental para a sustentabilidade das empresas, a contadora destaca os riscos associados ao pagamento inadequado de imposto. “Pagando impostos de forma irregular abaixo do devido no caso de uma fiscalização, além da clínica ter que recolher o devido retroativo a cinco anos ainda fica sujeita a multa de autuação. Pagar impostos a mais impacta diretamente no caixa da empresa levando a um aumento de trabalho ou do preço para compensar”, falou.

A importância de contar com um profissional especializado em contabilidade no setor de saúde não pode ser subestimada, especialmente para clínicas e consultórios. Segundo a contadora Gizelle Fernandes, especialista na área, um contador com expertise nesse segmento tem um conhecimento profundo das particularidades que afetam esses negócios. “Uma contabilidade especializada no segmento sabe exatamente o que impacta o seu negócio e as formas de ajudar a sua clínica a se manter dentro da legalidade pagando somente o que é devido, além de trazer previsibilidade para sua precificação. Existem, no mínimo, cinco opções para redução da carga tributária de clínicas de saúde. Um contador especializado vai saber orientar de que forma a clínica pode se beneficiar e qual a opção mais vantajosa de acordo com seu tipo de negócio”, enfatiza.

Um contador especializado não apenas cuida da apuração correta dos tributos, como também ajuda a clínica a organizar melhor suas finanças. A partir de um planejamento financeiro adequado, é possível evitar surpresas tributárias, como a necessidade de recolhimento de valores inesperados ou a correção de débitos em atraso. A organização financeira é essencial para manter a saúde do negócio e garantir que todos os recursos estejam sendo aplicados de forma eficiente e estratégica. “Um contabilidade bem feita traz dados significativos para a gestão de uma clínica, pois ajuda na formação de preços, fluxo de caixa, mostra qual o ponto de equilíbrio do negócio e como está a curva de crescimento. Desta forma fica muito mais fácil tomar qualquer decisão em relação ao futuro da sua clínica”, finaliza Gizelle.

Contato: (22) 99226 0068
Instagram: @peresefernandes
Rua Doutor Luis Sobral, 52 – Pelinca