Na manhã desta terça-feira (1º), os engenheiros da Águas do Paraíba e o diretor da concessionária, Giuliano Tinoco, realizaram uma entrevista coletiva para informar sobre novas melhorias no abastecimento de água em Campos. Entre as ações, está a construção de um poço na localidade de Donana, com previsão de que em 30 dias a água chegue com mais força às residências. O objetivo é garantir maior precisão e qualidade no fornecimento para os moradores da região.
Matheus Marcílio, supervisor de engenharia da concessionária, explicou o processo de construção do poço, que inclui estudos preliminares, a criação do projeto e a contratação de uma empresa especializada. Após a perfuração, etapas como o selo sanitário, testes de bombeamento e limpeza são realizadas. “Esse processo está ocorrendo paralelamente à produção atual. Prevemos que a perfuração seja concluída em 15 dias, e, em até 30 dias, o poço estará liberado para uso”, afirmou Marcílio.
O poço, que terá mais de 100 metros de profundidade, é uma obra de grande porte. Segundo Giuliano Tinoco, a medida visa prevenir problemas futuros no abastecimento. “Em Donana, a seca não é o problema, mas no interior temos enfrentado dificuldades. Para mitigar, reforçamos o abastecimento com caminhões-pipa, principalmente em áreas como Coroa e o centro, onde captamos água do Rio Paraíba, que está com nível muito baixo”, explicou Tinoco, destacando que não há risco iminente de faltar água.
Outro ponto abordado por Giuliano Tinoco foi a qualidade da água entregue à população. Mesmo com a presença de algas no rio, ele garantiu que a concessionária tem adotado medidas operacionais para garantir a segurança do fornecimento. “A floração de algas trouxe desafios ao tratamento, mas estamos entregando água de qualidade, sem nenhum risco à saúde”, finalizou.