×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Candidatos apontam propostas para melhorar infraestrutura

Prefeitáveis falam de projetos para otimizar o funcionamento do município

Eleições 2024
Por Ocinei Trindade
23 de setembro de 2024 - 0h02
Planos|Programas de governo prometem tornar Campos mais eficiente (Fotos: Silvana Rust/J3News/Divulgação)

Faltando 14 dias para a eleição, o J3News traz ao leitor propostas dos sete candidatos à Prefeitura de Campos dos Goytacazes. A reportagem solicitou que os prefeitáveis avaliassem a situação da infraestrutura na área urbana, distritos e zona rural do município. Cada um deles resumiu sobre como pretendem atuar, caso sejam eleitos para o Executivo nas eleições de 6 de outubro. Eles abordaram sobre investimentos e ações de infraestrutura para tornar mais eficiente o acesso e a circulação de pessoas em diferentes cenários do território local.

Todos os candidatos a prefeito/prefeita de Campos se posicionaram em relação a projetos e programas focados em infraestrutura. Responderam aos questionamentos os prefeitáveis Pastor Fernando (PRTB); Professor Jefferson (Coligação Brasil da Esperança); Fabrício Lírio (Coligação Rede/PSOL); Thuin (Federação Liberdade, Emprego e Dignidade); Wladimir (Coligação O Trabalho só Começou); Dr.Buchaul (Novo); e Delegada Madeleine  (Coligação pode Mais). Conheça as propostas de cada um a seguir.

Wladimir (O Trabalho só Começou)
“Em relação à infraestrutura, vamos continuar investindo. Temos entre dinheiro estadual, municipal, federal, mais de R$1 bilhão de obras na rua. Muitas delas de infraestrutura, como os bairros Legais. Temos 28 pontos onde acontece Bairro Legal em Campos, que leva rede de água, rede de esgoto, calçada padrão com acessibilidade, asfalto em quase todas as ruas dos bairros. Vamos continuar investindo como temos investido até agora. Temos projetos para colocar em prática a partir de 2025. Neste ano, vamos nos concentrar em concluir as obras que estão em andamento. Acho que depende de orçamento do município, 100% das obras do município estão em plano vapor. As do estado contam com algum atraso de pagamento por parte do estado. Por isso,  algumas obras também atrasam um pouco. Nós vamos nos concentrar em 2025, e terminar as obras a partir do ano que vem. Depois disto, pensar e licitar novas obras no município”.

Thuin (Federação Liberdade, Emprego e Dignidade)
“Campos precisa investir na infraestrutura, com a construção e melhoria das estradas e pontes, visando atender a população da zona rural; garantindo o direito de ir e vir e, para escoar a produção agrícola. O turismo também é um forte aliado para o desenvolvimento  econômico. Para isso, vai precisar desta infraestrutura para atrair os empresários a construírem com responsabilidade ambiental, restaurantes, hotéis e pousadas, principalmente na área do Imbé e Lagoa de Cima. Além de investir na infraestrutura do saneamento básico municipal, onde hoje temos mais de 47% da nossa cidade sem saneamento básico, precisamos de uma cidade mais planejada e pensando a longo prazo”.

Delegada Madeleine (Coligação Campos pode Mais)
“Quando falamos em infraestrutura, é sempre bom destacarmos a importância logística que Campos dos Goytacazes tem. Nossa cidade é cortada pela BR-101, temos um aeroporto, heliporto, estamos ao lado do Porto do Açu e da maior bacia petrolífera do Brasil. Mesmo com tudo isso, nossa cidade ainda não se desenvolveu por falta de infraestrutura básica. Precisamos fazer o contorno da Baixada Campista, ligando a Estrada dos Ceramistas com o Porto do Açu. Criarei a Zona Especial de Negócios, que foi prometida pelo atual prefeito e nunca saiu do papel. Nela, traremos empresas de fora da cidade para investir aqui, trazendo desenvolvimento e emprego”.

Professor Jefferson (Coligação Brasil da Esperança)
“A infraestrutura de Campos é péssima em vários sentidos, como o transporte público. Somente a intervenção é capaz de resolver. O transporte é uma concessão da prefeitura. Vamos intervir no sistema, municipalizando e criando a Empresa Pública de Transporte (EPT). Vamos implantar o “Vai de Graça” e construir toda uma infraestrutura de terminais para atender a população. Teremos passagem gratuita, como já acontece em mais de 100 cidades brasileiras, como Maricá, exemplo de administração pública do PT. A deficiência de transporte provoca transtornos diversos em Campos. Vamos fazer tudo com critérios, com planejamento de fluxos e seus respectivos horários. Quando falamos em infraestrutura, temos que pensar também no saneamento e vamos entrar em um terreno muito complexo. O saneamento hoje está nas mãos de uma concessionária e o campista paga a água mais cara do país. Já passou da hora de sentar com essa concessionária e discutir claramente essa questão da água e da cobertura do tratamento do esgoto. Isso será feito na primeira hora do primeiro dia”.

Pastor Fernando (PRTB)
“A falta de investimentos em infraestrutura é um gargalo histórico que impede o desenvolvimento de Campos e prejudica a qualidade de vida da população. Para mudar essa realidade, nossa gestão atuará em diversas frentes. Vamos implementar um plano de pavimentação e recapeamento de ruas e avenidas, priorizando as vias mais críticas e garantindo melhores condições de tráfego para motoristas e pedestres. A universalização do saneamento básico será uma prioridade, ampliando o acesso à água tratada e coleta de esgoto, com investimentos em redes de tratamento e estações de bombeamento. Vamos revitalizar espaços públicos como praças e parques, tornando-os mais convidativos e seguros para o lazer e a convivência social. A expansão de áreas verdes também será uma prioridade, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar da população”.

Fabrício Lírio (Federação Rede/PSOL)
“Muito tem que se fazer na infraestrutura do nosso município, mas algumas coisas são essenciais. Vou trabalhar para uma usina fotovoltaica atender aos órgãos públicos municipais. Com recurso do Fundo Soberano, será possível fazer este investimento com financiamento do próprio governo municipal. Campos é um município com grande vocação agrícola. E, para isso, vou defender a aprovação de uma faculdade ambiental e agrícola, na Usina do Queimado, através de uma desapropriação da área para utilidade pública. Esta medida tem amparo legal na Constituição Federal. Aguardem e verão essa e muitas outras transformações na nossa cidade. A desoneração do IPTU é um dos passos que visam deixar o dinheiro no bolso do trabalhador, pois vai atender diretamente mais de 70 mil imóveis na nossa cidade. Ainda precisamos reestruturar a questão dos abrigos para moradores e indigentes. Não é possível que as ruas da cidade continuem servindo de depósito de pessoas a céu aberto”.

Dr.Buchaul (Novo)
“A cidade sofre desde sempre com os alagamentos e a falta de saneamento básico, nossas vias são mal planejadas e a infraestrutura de suporte para o transporte público é ridícula. Vamos atacar frontalmente a questão dos alagamentos com revisão e ampliação da estrutura de drenagem. Chamaremos a Águas do Paraíba a assumir sua responsabilidade quanto ao saneamento, para entregar ao final do último ano de mandato 100% do esgoto recolhido e tratado. Chega de esgoto in natura sendo despejado nos rios e lagoas. Vamos revisar o plano de ciclovias e ciclofaixas. Instalaremos infraestrutura de bicicletários. Garantiremos a integração dos modais e o trânsito mais harmônico. Faremos um estudo para identificar os locais mais adequados para instalar pontos de ônibus. Resolveremos o gargalo no cruzamento entre as avenidas Alberto Torres e 28 de Março. Integraremos o bairro Leopoldina com o restante da cidade. Concluiremos as obras da Ponte Alair Ferreira, abandonada há décadas e que gera enormes transtornos. Faremos a obra da Av. Nossa Senhora do Carmo ligando a Presidente Kennedy no bairro Jockey à BR-101”.