A campanha eleitoral teve início oficialmente nesta sexta-feira (16), com candidatos disputando as eleições municipais em todo o país. Em Campos, são sete postulantes ao cargo de prefeito e 384 nomes na briga por uma cadeira na Câmara de Vereadores.
Seis oposicionistas tentam desbancar o prefeito Wladimir Garotinho (PP) e o vice-prefeito Frederico Paes (MDB) na corrida pela reeleição. A principal rivalidade da chapa de situação é com a família Bacellar.
Delegada Madeleine
A Delegada Madeleine Dykeman (União Brasil) é a candidata apoiada pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil).
Madeleine conta ainda com o apoio declarado do governador Cláudio Castro (PL) e de outro parlamentar campista: o deputado estadual Thiago Rangel (PMB). Madeleine terá como vice o ceramista Ozielzinho (PSB).
Professor Jefferson
A candidatura no campo da esquerda na cidade fica por conta da chapa do Professor Jefferson (PT), com a vice Mayra Freitas (PCdoB). O nome da deputada estadual Carla Machado (PT) é uma força importante no grupo. Jefferson é ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF). Mayra é petroleira e tem trajetória como líder comunitária.
Thuin
O vereador Thuin (PRD) era pré-candidato a vice-prefeito até 5 de agosto, com Thiago Rangel pré-candidato a prefeito. O deputado declinou da disputa e Thuin tornou-se candidato a prefeito. Ele terá Clodomir Crespo (DC) como vice. A chapa não contará com o apoio de Thiago Rangel, que declarou apoio a Madeleine na última quarta-feira (14).
Alexandre Buchaul
O cirurgião-dentista Alexandre Buchaul será o candidato do Novo. Ele terá como vice o servidor público estadual e pastor, Isaac Vieira. O partido caminhará sozinho na disputa e foi o primeiro a lançar um nome de oposição a Wladimir nas eleições.
Fabricio Lírio
O empresário se colocou na disputa pelo Rede já na reta final, no último dia 3. Contra a vontade do PSOL, que apesar de ser da mesma federação partidária, vai apoiar o Professor Jefferson (saiba mais aqui). A vice lançada por ele é Vanessa da Enfermagem, que é filiada ao PSOL, mas consta no TSE como candidata a vice pelo Rede.
A escolha da vice e a forma como foi feita é apenas uma das polêmicas na candidatura da chapa (entenda aqui). A vontade do PSOL era compor com a chapa do PT.
Pastor Fernando
O nome do Pastor Fernando Crespo surgiu de última hora na corrida eleitoral. Ele foi lançado pelo PRTB no dia 8 de agosto como pré-candidato. Até a última terça-feira (13), não constava no divulgacandcontas.tse.jus.br. Ele teve a candidatura registrada antes do prazo final (dia 15) e se coloca na briga.
Câmara
A concorrência por uma cadeira na Câmara de Vereadores será alta em 2024. São 384 nomes disputando por 25 cadeiras. O destaque fica por conta do engajamento das candidaturas femininas. Hoje, a Casa de Leis do Município é composta por 25 homens.
Últimas mulheres a ocupar cadeiras na Câmara, Josiane Lima (Josiane Morumbi), Marcelle Almeida (Marcelle Pata) e Rosilani Tavares (Rosilani do Renê) são candidatas, na base de apoio ao prefeito.
Josiane Morumbi é candidata pelo Podemos, Marcelle Pata concorre pelo Republicanos, enquanto Rosilani do Renê disputa pelo PP, mesmo partido de Wladimir.
Josiane foi vereadora entre 2017 e 2020. Não conseguiu se reeleger em 2020, mas foi escolhida por Wladimir logo após as eleições, para compor o governo como Subsecretária de Políticas Para as Mulheres. O mesmo aconteceu com Rosilani, que foi nomeada Subsecretária do Envelhecimento Saudável.
Já Marcelle, esteve na Câmara entre 2019 e 2020.
Oposição feminina
No campo da oposição, outra ex-vereadora está colocada na disputa: Odisseia Carvalho (PT). Ela ocupou uma cadeira na Câmara entre 2009 e 2012.
Vice-prefeita no governo Rafael Diniz, Conceição Sant’Anna também concorre como oposicionista, pelo partido Cidadania.
Candidata a prefeita em 2020, com votação expressiva, a Professora Natália Soares desta vez briga pela Câmara. Ela é o principal nome da bancada do PSOL na disputa.
Renovação
Tanto na oposição quanto na situação, as eleições de 2024 tem mulheres buscando uma vaga na Casa de Leis. O J3News destacou alguns nomes aqui e aqui.
Pela permanência
Dos 25 vereadores no cargo atualmente, 21 buscam mais quatro anos de mandato. Apenas André Oliveira (Avante), Dr. Edson Batista (Podemos), Fabinho Almeida (União) e Thuin (PRD).
André está presente na campanha do ex-vereador Marcão Gomes. Dr. Edson lançou o candidato Fernando de Dr. Edson (conheça aqui). Fabinho apoia a candidatura de Ciro Rocha (Solidariedade) no campo da oposição. Já Thuin, disputa como prefeito.
Os 21 que disputam por mais quatro anos são: Dr. Abdu Neme (PL); Fábio Ribeiro (PP); Leon Gomes (PDT); Juninho Virgílio (Agir); Marquinho Bacellar (União); Marquinho do Transporte (PP); Luciano Rio Lu (PDT); Kassiano Tavares (PP); Helinho Nahim (SD); Bruno Pezão (PP); Dandinho de Rio Preto (União); Anderson de Matos (Republicanos); Igor Pereira (União); Silvinho Martins (MDB); Fred Machado (PSD); Fred Rangel (PP); Beto Abençoado (PL); Alvaro Cesar (MDB); Tony Siqueira (PL); Cabo Alonsimar (PDT) e Jorginho Virgílio (União).
Eleitos, porém sem cargos
Eleitos em 2020, Bruno Vianna (PSD), Maicon Cruz (PSD), Marcione da Farmácia (MDB), Pastor Marcos Elias (Podemos), Rogério Matoso (Solidariedade) e Nildo Cardoso (PL), tentam voltar à Câmara. Eles foram cassados em junho deste ano, por fraude praticada pelos partidos que representavam nas eleições passadas, ligada à cota de gênero,