×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

P-33 será a primeira plataforma de petróleo desmontada no Porto do Açu com a Bacia de Campos entrando em uma nova era

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
9 de junho de 2024 - 7h00

P-33 será a primeira plataforma de petróleo desmontada no Porto do Açu com a Bacia de Campos entrando em uma nova era
Agora é oficial. O Porto do Açu, em São João da Barra, inicia o pré-desmantelamento de plataformas de petróleo na Bacia de Campos, o que significa que estaremos entrando em uma segunda fase de exploração de petróleo e gás. A P-33 é a primeira de três unidades em um primeiro contrato, que serão atracadas no Porto. Segundo a Petrobras, esse é o primeiro passo da estratégia do Porto do Açu para abrigar o primeiro Hub de Descomissionamento Sustentável do Brasil. Tudo isso terá reflexos profundos na economia da região.

Executivos de grandes empresas em hotéis de Campos sem dar viagem perdida
Um dos bons termômetros para se medir o ambiente de negócios de uma cidade está na sua rede hoteleira. Os hóspedes, por força de lei, ao fazer o check-in, informam, em muitos casos, funções e empresas que representam. Seria uma quebra da lei que protege os dados pessoais, mas tem muitos executivos de empresas dos mais variados segmentos se hospedando por aqui, onde passam dois ou três dias participando de meia dúzia de reuniões. Essa coluna pode afirmar que essa gente não dá viagem perdida.

Expectativa da presença da Petrobras leva empresas a começarem a formatar negócios e serviços em Campos
Não é oficial, mas tudo isso indica que um percentual importante de operações da Petrobras hoje centralizadas em outras áreas seja transferido para Campos até 2027. Isso vai impactar a economia com um todo. Por essa razão, os que pensam além começam a formatar negócios e serviços. Definitivamente bons ventos sopraram e isso vai acontecer em curto prazo. Melhor dizendo: já começa a acontecer.

Única possibilidade de o drive thru do McDonald’s da 28 de Março fluir é a inversão na Rua Hermito Pinto Peçanha
drive thru do McDonald’s da Avenida 28 de Março está funcionando no estilo pinga-gotas, por causa do impacto do trânsito. A solução técnica apontada para tudo fluir é a inversão da mão da Rua Hermito Pinto Peçanha, o que cabe ao Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (INTT). O órgão já estaria estudando essa alteração. Vamos aguardar.

Largo da Prainha, na região portuária carioca, que tem a estátua de uma campista, é apontado como ponto de memória do samba
O Largo do Prainha, um dos pontos de memória da região portuária do Rio, recebeu nota 10 de uma publicação da Inglaterra sobre a cultura carioca, mais precisamente ao samba, ganhando, inclusive, da vizinha Pedra do Sol. No Largo da Prainha existe um monumento em homenagem à campista Mercedes Baptista, a primeira negra a fazer parte do corpo de balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Campos é citado em estudo da Nasa sobre as mudanças climáticas
Parece bem paradoxal a coluna anunciar novidades para a economia de Campos e citar que existe um estudo da Nasa sobre mudanças climáticas, apontando que ela seria uma das cidades fluminenses mais castigadas com o aumento do nível do mar. Existe uma música do Chico Buarque que diz “não se afobe não que nada é pra já”. O estudo, que é mundial, é algo para o próximo século, se algo não for feito. Mas ganhou as redes sociais.

Estado do Espírito Santo já tem uma montadora de aviões
O vizinho Estado do Espírito Santo está voando. A 30 quilômetros da cidade de Linhares, existe uma montadora de pequenos aviões monomotores. Produzem aeronaves de dois ocupantes ao preço de 170 mil dólares e de quatro lugares por 310 mil dólares. Está vendendo para o país todo. Os principais componentes são importados da África do Sul.

Dia Livre de Impostos em Campos tem grande repercussão e alcança seus objetivos
O Dia Livre de Impostos (DLI) promovido em Campos na semana passada pela CDL Jovem teve uma imensa visibilidade e com ações ganhando espaço na mídia nacional. Muitas cidades brasileiras fazem esse evento para mostrar ao consumidor o tamanho dos impostos embutidos em cada mercadoria. Mas, em se tratando de visibilidade, Campos tem se destacado neste evento no cenário nacional.

Nova onda do plantio de café no interior do Rio de Janeiro alcança Campos
O cultivo do café está voltando com força na região e não é somente no Noroeste Fluminense, não. Em Campos, segundo o presidente do Sindicato Rural, Ronaldo Bartolomeu Júnior, já existem agricultores plantando café em pequena escala, com tendência de crescimento, motivado pelo preço.