O empresário Gilberto de Moraes Giacomini, de 68 anos, é um visionário que não teme desafios na vida pessoal, nos negócios e empreendimentos. Em 1987, ele deixou o estado de São Paulo, onde nasceu, para gerenciar a parte agrícola de uma usina de açúcar em Campos dos Goytacazes. Encerrado esse ciclo, em 1999, decidiu abrir uma loja voltada para o setor agropecuário. Em 2007, assumiu a franquia Casa do Construtor de origem paulista com mais de 700 estabelecimentos pelo país. Esta marca adotada e liderada por Giacomini está presente em duas unidades em Campos, além de Rio das Ostras, Macaé, Itaperuna, Cabo Frio e Santo Antônio de Pádua. “São sete lojas, mas, nos próximos dois anos, queremos chegar a 15 estabelecimentos: em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu e Itaboraí”, diz o empresário que é casado com Roseli Giacomini, pais de três filhos (duas mulheres e um homem) que, junto com um genro, também participam dos negócios da família com a Casa do Construtor.
Gilberto Giacomini começou uma nova fase da vida com a abertura da primeira loja da franquia Casa do Construtor aos 50 anos de idade. “Eu e minha esposa estávamos procurando uma franquia, alguma coisa que fosse nossa, da nossa família. A gente conversou com o primeiro franqueado da Casa do Construtor na época. Nossa primeira loja em Campos foi a 31ª do país. Assim começou nossa história”, diz.
As unidades da Casa do Construtor, em Campos, estão localizadas na Rua Dr. Felipe Uébe, 125, Parque Califórnia; e na Avenida 28 de Março, 1125, Parque São Caetano e estão entre os maiores faturamentos nos rankings nacional e estadual. A franquia é especialista em alugar equipamentos e maquinários sofisticados para todo o tipo de obra, com um portfólio bastante abrangente. “É bem interessante termos produtos que se expandem para a construção civil, limpeza, jardinagem, refrigeração de eventos. Atendemos aos clientes de pequeno ou grande porte”, explica Gilberto. Ele complementa: “O nosso público é muito diverso, pessoas física e jurídica, construtores. Há um destaque para clientela feminina que se interessa por nossos produtos de jardinagem, limpeza e higienização. As nossas redes sociais ajudam a divulgar a empresa, auxiliam com tutoriais e instruções detalhadas para os clientes sobre todos os produtos e serviços. O público feminino é o que mais curte. A mulher exerce um papel importante nas obras, por serem mais detalhistas e exigentes”, diz o empresário.
Equipe de profissionais
A Casa do Construtor tem uma equipe formada por 23 profissionais nas duas unidades de Campos. Em toda a rede regional, são 57 funcionários. “Na parte de vendas, majoritariamente, em todas as lojas são mulheres. E na área mecânica, são homens. O pessoal tem formação, está fazendo ou fez um curso técnico. O SENAI costuma nos fornecer excelente mão de obra. A franqueadora tem uma universidade online em EAD, e também aulas presenciais aqui ou em fábricas no estado de São Paulo, quando necessário”, pontua. Gilberto tem orgulho dos mais de 17 anos dedicados à Casa do Construtor em Campos e região. A origem da marca iniciada em Rio Claro (SP), contou com dois engenheiros civis que abriram uma lojinha. “Eles vendiam material de construção. De repente, acharam que havia um nicho com o mercado de aluguel de equipamentos. Começaram há 30 anos e, hoje, é uma empresa internacional”, conta.
O empresário avalia os 17 anos de atuação com a Casa do Construtor. “O arrendamento ou rental de equipamentos ainda é muito pouco conhecido ou difundido no Brasil. Isto é muito comum na Europa e nos Estados Unidos. Para contratar nossos serviços pode ser por dia, semanais, quinzenais, mensais. Estamos partindo com um modelo de contrato por hora também”, revela.
Em 17 anos de Casa do Construtor na região, 53.400 clientes já foram atendidos pela rede administrada por Gilberto Giacomini. “Em Campos, temos 21 mil atendimentos registrados. Destes, quatro mil se mantêm ativos. A mídia no Facebook e Instagram, além da propaganda nacional da franqueadora, nos coloca em evidência, inclusive no Campeonato Brasileiro de Futebol. Hoje, 70% de nossas vendas são praticamente online. Penso que Campos é terra de oportunidades. Ainda são necessários investimentos maciços público-privados. É preciso criar e trazer um parque tecnológico para cá, para gerar empregos”, analisa.
Ações sociais
O empresário tem uma preocupação com ações sociais. “Faço parte de um grupo que é da franquia que nós criamos, o ‘Construtores do Bem’. A gente tem uma arrecadação nacional espontânea nas mais de 700 lojas do país. Temos um fundo, onde a cada mês, quatro lojas são sorteadas para uma ação social dentro da cidade. O dinheiro vem e depois a gente presta contas com comprovação. Já fizemos uma ação em Campos. Atualmente, estamos fazendo para o Rio Grande do Sul. Todo mundo renunciou às cotas que teriam direito durante os meses de maio, junho e julho. Fizemos uma arrecadação maior, juntamente com os franqueados do RS, pegando o dinheiro, comprando e entregando nos lugares mais remotos, onde houve a tragédia. Conseguimos arrecadar R$120 mil este mês para o RS”.
Em Campos, Giacomini e Casa do Construtor apoia o Mosteiro Santa Face. “Temos um relacionamento com pessoas carentes da comunidade Tira-Gosto. Não colaboramos com dinheiro, mas com doação de alimentos, cestas básicas, além de datas festivas. Na enchente de Santo Eduardo e Mimoso do Sul, destinamos valores e algum tipo de ajuda. A franquia está empenhada em auxiliar as famílias com reconstrução de imóveis atingidos. Doamos 30 fogões para as vítimas naquela região”, comenta.
O empresário foca em atender bem ao cliente e aos seus colaboradores. “Ter o bem-estar dos nossos colaboradores está em primeiro lugar. A média de retenção de tempo de casa está em torno de 10 anos. Temos uma relação muito de perto com os nossos colaboradores. Incentivo seus estudos e aperfeiçoamentos profissionais. Aqueles que já partiram para voos mais altos costumam retornar para nos visitar ou manter vínculos. É uma volta à casa paterna”, conclui.
Campos/RJ Loja 1
Rua Dr. Felipe Uebe, 125 – Pq. Califórnia
Telefone: (22) 2733 3903 – Whatsapp (22) 99869 2071
campos@casadoconstrutor.com.br
Campos/RJ Loja 2
Avenida 28 de Março, 1123/1127 – Pq. São Caetano
Telefone: (22) 2733 3903 – Whatsapp (22) 99985 9549
campos2@casadoconstrutor.com.br