A Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste sábado (13), o Dia D de Mobilização Contra a Gripe para vacinar o maior número possível de pessoas dos grupos prioritários contra o vírus Influenza. A vacina ajuda a reduzir a circulação viral e o risco de agravamento e morte em caso de infecção, além da sobrecarga nas unidades de urgência e emergência. O balanço prévio aponta que foram aplicadas quase 2,5 mil doses de vacinas até às 14h.
Rubens Loiola dos Santos, de 76 anos, foi um dos primeiros a receber a vacina e elogiou o atendimento. “Tomar a vacina é muito bom, porque previne a doença. Eu tomo todas as vacinas, ainda mais um atendimento excelente como esse. Só faltou servir café com pão e queijo”, brincou o aposentado.
O casal Josélia Felipe Gomes Barcelos, de 64 anos, e Sílvio Aguiar Barcelos, 75 anos, também se protegeram contra a gripe. “As vacinas evitam muitas doenças. Fico vigiando na televisão quando vai começar a aplicar, vi ontem e hoje já vim tomar. Sempre trabalhei em hospital e nunca peguei infecção, porque sempre tomei todas as vacinas”, disse Josélia. “A que tiver estamos tomando. O importante é se prevenir”, completou Sílvio.
Também acompanhado de dois irmãos, o morador do bairro Caju, Anselmo Gomes, de 59 anos, fez questão de dizer que toma a vacina todo ano. “Já tomei outras vacinas e só faltava a da gripe. Agora estou com todas as vacinas em dia”, comemorou.
Durante o Dia D, além da vacina contra a gripe para o público prioritário, teve munícipe que aproveitou para atualizar a caderneta de vacina de rotina, como Elaine Bernardo Campinho Constantino, de 37 anos, que recebeu as vacinas Influenza e Covid-19, além de sua filha Laura, de 1 anos e 1 mês que, além da gripe recebeu a Tríplice Viral. “A vacina é muito importante e nós temos que estar com ela sempre em dia para manter nossa saúde”, disse.
Dos 28 postos de vacinação, 26 encerraram o atendimento às 14h. Em todos a movimento transcorreu de forma tranquila e satisfatória, com 2.486 doses da vacina Influenza e de rotina aplicadas até o momento. Outros dois postos: na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Clínica da Criança a vacinação segue até às 17h.
“Para as pessoas que não conseguirem se vacinar neste sábado, a imunização continua amanhã (14), na sede da Secretaria Municipal de Saúde e na Clínica da Criança, das 8h às 17h. Durante os dias da semana, os interessados devem se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou nos dois polos citados anteriormente. A gripe é uma doença respiratória que faz quadros graves da doença e pode até matar”, explica o assessor de Imunização, Leonardo Cordeiro.
Além da vacina contra a gripe, estão disponíveis as de rotina como: BCG, Hepatite A e B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), Rotavírus, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Dupla Adulto, HPV, dTpa Adulto, Pneumo 10, Meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
Os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde para vacinação contra a gripe, que totalizam 180.561 pessoas em Campos, têm até o dia 31 de maio para receber a vacina.