A Prefeitura de Campos, através das Secretarias de Turismo, Defesa Civil e Agricultura, Pecuária e Pesca, apoiou o evento “Passeio de Barco no Rio Paraíba do Sul”, realizado neste domingo (7). O evento reuniu amantes do turismo ecológico que teve como finalidade explorar as belas paisagens do Rio Paraíba do Sul. Ao todo, foram 15 voadeiras de alumínio, com a presença de cerca de 40 pessoas. A saída do passeio foi ao lado da ponte metálica de São Fidélis, passou pelo Cais da Lapa e depois seguiu para o Cais do Imperador, em São João da Barra, um percurso de 95 quilômetros.
“O Rio Paraíba do Sul é uma verdadeira potência turística. Este passeio vai ao encontro da determinação do prefeito Wladimir Garotinho que é fazer a utilização do rio como roteiro turístico, pois entende que o desenvolvimento do turismo é desenvolvimento econômico e social. A ideia é fazer a utilização do rio de forma sustentável e responsável, mostrando toda sua beleza”, disse a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro.
O subsecretário Edvar Chagas Júnior contou como surgiu este passeio. “Uma empreendedora viu no Rio Paraíba do Sul uma grande oportunidade de explorar o seu lado turístico. Temos em Campos várias oportunidades de bons negócios para empreender no turismo. Estamos dando visibilidade as potencialidades turísticas da nossa região em busca de empreendedores no turismo receptivo”, ressaltou.
Edvar adiantou que, ainda este mês, acontecerá um grande encontro de empresários e serão pontuados vários temas, como a apresentação da Secretaria de Turismo e a lei municipal do turismo religioso; apresentação do histórico da criação do Caminhos da Fé – seu propósito e as oportunidades contidas no turismo religioso; apresentação do Cidennf – Rota Caminhos do Açúcar; apresentação do SEBRAE – Roteiro Caminhos da Fé de Campos integrado a Roda do Açúcar, seus potenciais e possibilidades; interlocução dos players parceiros da apresentação; e divulgação do SEBRAE da capacitação para ampliação do desenvolvimento de produtos, com foco nas oportunidades comerciais para o turismo.
Fonte: Secom/PMCG