×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Romeiros fazem caminhada de fé até o Santuário de Santo Amaro, em Campos

Dia do Padroeiro da Baixada Campista reúne devotos e turistas com uma série de atrações religiosas e culturais neste dia 15

Religião
Por Redação
15 de janeiro de 2024 - 9h57

Romeiros no início da caminhada até Santo Amaro, Baixada Campista (Reprodução)

O começo da caminhada de mais de 40km entre o Centro de Campos e o distrito de Santo Amaro, pela RJ-216, reuniu diversos romeiros, no final da tarde de domingo (14). O “Caminho de Santo Amaro” – percurso de fé e determinação – mostra a devoção ao padroeiro da Baixada Campista, celebrado nesta segunda-feira (15). Em todo o percurso, quatro pontos de suporte foram montados, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, contando com o apoio de parceiros.

Romeiros na Rodovia RJ-216 – Campos-Farol

No primeiro ponto de apoio, montado no Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), no Parque Tropical, equipes distribuíam água e frutas aos romeiros, que também puderam realizar aferição de pressão e glicose. A secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, recebeu os romeiros, fazendo a distribuição de pulseiras reflexivas.

Igreja de Santo Amaro, Baixada Campista (Foto Josh)

“Nesta 291ª edição da Festa de Santo Amaro, vemos uma grande quantidade de pessoas caminhando em direção ao Santuário e a municipalidade se faz presente, dando suporte aos campistas e aos moradores de municípios vizinhos, em sua caminhada de fé. Além do ponto de apoio aqui no BPRV, temos centrais em Mineiros, Baixa Grande e na chegada de Santo Amaro”, destacou Patrícia Cordeiro.

Empresário Joilson Barcelos: percurso de sete horas de caminhada

Entre os romeiros que iniciaram o “Caminho de Santo Amaro”, na tarde de domingo, estava o empresário Joilson Barcelos.

“Levo cerca de sete horas para fazer a caminhada, tradição iniciada há 11 anos, quando meu neto nasceu, com apenas seis meses e meio de gestação e foi salvo, por intercessão de Santo Amaro”, disse o empresário.

Dulcinéia e Henrique no Caminho de Santo Amaro

Há cinco anos, o casal Dulcinéia e Henrique Crespo faz o trajeto. Para eles, o “Caminho de Santo Amaro” é um momento de agradecer e manifestar a fé.

“Este é mais um momento para agradecer pelas bênçãos do ano que passou e, também, projetar o que a gente deseja para 2024. Fazemos o trajeto sempre pedindo a Santo Amaro para nos abençoar e só temos gratidão”, afirmou o casal.

LEIA TAMBÉM

Séculos de tradição e fé

Programação

Nesta segunda-feira, Santo Amaro receberá Santas Missas em seu Santuário, nos seguintes horários: 01h, 03h, 05h, 07h, 09h, 13h, 15h, 17h e 19h. A tradicional Alvorada será às 5h, com a Lyra Musical Santo Amaro (LMSA).

A Santa Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco, será celebrada às 11h.

A Cavalhada terá início às 15h, após o Desfile das Bandeiras. A procissão acontecerá às 18h, seguida da Santa Missa Campal, às 19h. A última atração será o Evangeliza show, com Padre Max e Banda, às 21h, oferecido pela Prefeitura, via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Fonte: Secom/PMCG