O Grupo IMNE divulgou esta semana a oferta de vagas para o Programa de Residência Multiprofissional na UTI Neonatal Nicola Albano. As inscrições tiveram início no dia último dia 2 e se estendem até o dia 28 de novembro. Ao todo, são oferecidas oito vagas: duas para Residência Médica em Neotatologia, uma em Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica e cinco vagas em Residência Multiprofissional em Neotatologia, destas, duas para enfermagem, duas para fisioterapia e uma para psicologia. A prova escrita está programada para o dia 11 de dezembro no Auditório do Hospital Geral Dr. Beda e a entrevista acontecerá no dia 15. O edital completo está disponibilizado em link e no site www.utineonatalnicolaalbano.com.br.
De acordo com os organizadores, o Programa de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde para a Residência Médica é um curso de Pós-graduação lato sensu, regulamentado e o programa de treinamento em serviço é cumprido em regime de tempo integral e plantões, com carga horária de 60 horas semanais, perfazendo um total de 2.880 horas anuais de atividades teóricas e práticas e 30 dias de férias. O residente terá direito a uma bolsa auxílio mensal durante a duração do programa, em conformidade com a legislação vigente. O valor atual da bolsa concedida é de R$ 4.106,09.
Poderão se inscrever no processo seletivo candidatos que concluíram curso de graduação e apresentem diploma do curso expedido pelo MEC. Para qualquer modalidade de inscrição, o candidato efetuará o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$200, por meio de depósito bancário na conta corrente 8094-2, agência 3437-1, Banco do Brasil, em nome do CEPLIN – Instituto de Neonatologia e Pediatria Ltda, CNPJ: 39.695.945/0001-00, até o dia 28/11/2023. O comprovante de depósito bancário deverá ser entregue no ato da inscrição ou ser enviado via fax (22) 2735-3154 (identificando para localização) ou por e-mail: coreme@utinicolaalbano.com.br, até o dia 28/11/2023. 5.7. O não envio do comprovante de depósito da taxa de inscrição até o dia 28/11/2023 implicará em cancelamento automático da inscrição.
Residência Médica
A residência permite que os médicos se especializem em uma área específica da medicina, tornando-se especialistas em seus campos. Os residentes trabalham sob a orientação e supervisão de médicos mais experientes, o que garante a segurança dos pacientes e a aprendizagem contínua.
Esta etapa é fundamental na formação de médicos, representando uma fase de aprendizado prático intensivo e especialização em uma área da medicina. Ela desempenha um papel vital na garantia da qualidade dos serviços de saúde, preparando médicos para enfrentar os desafios do mundo real e proporcionando-lhes as habilidades necessárias para cuidar da saúde da população com excelência.