A embarcação de Apoio Marítimo Skandi Búzios, que está atracada no porto do Açu, em São João da Barra, foi atingida por um incêndio, na madrugada desta sexta-feira (2). Segundo a empresa que administra o porto, o terminal onde o incidente ocorreu é de responsabilidade da empresa TechnipFMC. A empresa afirmou, ainda, não houve feridos graves, nem foram registrados danos ambientais. De acordo com informações do site da Petrobrás, este tipo de navio é utilizado para o lançamento e recolhimento de tubulações no mar, que servem para conectar as plataformas a sistemas de produção de petróleo.
As imagens registradas no local mostram que um rebocador foi utilizado para conter as chamas. Trabalhadores relataram terem ouvido duas explosões antes das chamas se propagarem. Segundo a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, o navio é de propriedade da Techdof Brasil AS e operado pela Norskan Offshore Ltda. A embarcação foi construída na Noruega, em 2016.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirmou que, segundo informado, o fogo foi de pequena proporção e ficou contido no navio. “Não foi constatado vazamento de óleo para o mar, e o plano de emergência foi acionado e o cerco do navio está ativo. O Inea irá realizar uma vistoria no local”, acrescentou.
A assessoria de imprensa do Porto do Açu emitiu uma nota, informando que o incêndio foi encerrado: “O Porto do Açu informa que o incêndio que atingiu a embarcação na data de hoje foi encerrado, após esforços conjuntos das brigadas do porto e da tripulação. Toda a tripulação e trabalhadores portuários estão em segurança e nenhum ferimento grave foi registrado. Não ocorreram danos ambientais. As causas do incêndio serão investigadas e as autoridades competentes já foram devidamente comunicadas”.
A TechnipFMC confirmou que toda a tripulação está em segurança e nenhum ferimento grave foi registrado. “O incêndio foi controlado após esforços de nossa tripulação, do Porto do Açu e das autoridades locais. A TechDOF está cooperando com a investigação do incêndio e sua causa”, afirmou em nota.
A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra (AgSJBarra), informou que assim que identificado o incidente, uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) se deslocou para a área. “Por volta das 9h30, o incêndio foi controlado sem que houvesse vítimas ou indícios de poluição hídrica proveniente da embarcação”, acrescentou. A AgSJBarra informou, ainda, que um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades da ocorrência.