Moradores de diferentes bairros de Campos enfrentam um problema em comum: a falta de iluminação pública. Segundo eles, a escuridão traz insegurança para quem transita e reside nos locais afetados.
O operador de máquinas Flávio Augusto é morador do Novo Jockey e conta que há mais de um ano solicitou a colocação de um braço de luminárias em um dos postes da rua Aquiles Martins, mas não ainda não foi atendido.
“Hoje temos um ponto que precisa de reparo e outro que está sem luz. Há mais de um ano solicitamos a instalação de um braço de luminária e nada foi feito. Em janeiro de 2022 voltamos a fazer a pedir, mas nada mudou. A falta de iluminação está deixando os moradores desconfortáveis e inseguros”, conta Flávio Augusto.
Outro ponto da cidade que está às escuras é a avenida Lourival Martins Beda, no Parque Imperial. No dia 11 de abril, o Jornal Terceira Via publicou uma matéria mostrando o problema acontece nas quatro pistas que dão acesso à RJ-158 (Campos-Farol). Na ocasião, a Prefeitura de Campos afirmou que a situação na Avenida se deve ao furto de 150 metros de cabos cortados em diferentes pontos. À reportagem, Shirley Rodrigues afirma que os problemas não tiveram solução desde então.
“Costumo fazer caminhadas nesse local, mas nos últimos dois meses vem ficando complicado, porque não tem iluminação. Em um determinado trecho, tem luz, mas chega em um ponto que é um completo breu. A gente tenta exercitar o corpo, mas nessas condições fica difícil”, reclama Shirley.
No distrito de Mussurepe, quem passa pela estrada da Barrinha também denunciaram falta de iluminação pública nas imediações da rua Babosa. Equipes de manutenção foram ao local fazer reparos na última semana, mas os moradores ainda consideram a intervenção insuficiente, pois há trechos que continuam no escuro.
“Estava completamente sem luz na estrada. Fiz uma solicitação à Prefeitura e eles enviaram uma equipe alguns dias depois. Fizeram o reparo em alguns postes, mas outros ainda estão totalmente sem luz. Nos avisaram que estão sem material e que voltariam depois. Enquanto isso, os moradores vão continuar com esse problema”, conta Angela Maria Pessanha, que costuma ir ao distrito visitar o pai.
Por meio de nota, a subsecretaria municipal de Iluminação Pública informou que está com serviços agendados para essas localidades. A subsecretaria ainda afirma que a avenida Lourival Martins Beda recebeu uma equipe de manutenção na manhã desta segunda-feira (18).
Confira abaixo a íntegra da nota:
A Subsecretaria de Iluminação Pública tem atuado constantemente na Av. Lourival Martins Beda para recolocar as fiações furtadas e religar as vandalizadas com corte. Nesta segunda-feira, equipes da pasta estão dando continuidade nos serviços de lançamento do cabeamento aéreo, para evitar a ação dos criminosos. A pasta pede apoio da população denunciando para a Polícia Militar se flagraram a destruição do patrimônio público. Já foram repostos 350 metros de cabos nesta avenida. As Avenidas Alberto Torres e Arthur Bernardes também já foram vandalizadas, tendo sido promovidos os devidos reparos nas mesmas.
Sobre o Novo Jóquei, a previsão é que o atendimento comece até o início da próxima semana, pois já há equipes atuando com manutenção no Jóquei.
Com relação a Mussurepe, o atendimento está agendado e será realizado assim que possível, a localidade de Mussurepe foi atendida na totalidade na área central.
A pasta orienta que a população solicite a troca de lâmpadas pelo telefone 98175.0931 ou WhatsApp 22 98126.0880, para que a demanda seja gerada e o serviço seja incluído para ser executado.