×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Lote inicial de vacinas da Covid-19 no RJ chega às 16h; campanha deve começar às 17h, no Cristo Redentor

Previsão era de chegar à capital de manhã, mas problemas de logística no transporte das doses atrasaram a distribuição

Tudo sobre coronavírus
Por ASCOM
18 de janeiro de 2021 - 15h07

(Foto: Reprodução / Rede Globo)

Um lote de 487.500 doses da CoronaVac chegará ao RJ às 16h desta segunda-feira (18), e a vacinação começa no estado às 17h, no Cristo Redentor. A previsão inicial era de que as doses chegassem às 13h, mas ela foi alterada ao longo do dia, devido a problemas de logística no transporte das doses. Com o atraso, Campos também vai receber o material imunizante além do horário previsto – provavelmente na noite desta segunda-feira.

Essa primeira remessa vai imunizar, nas contas do Ministério da Saúde, 232.521 fluminenses dos seguintes segmentos:

Trabalhadores da Saúde;
Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (em asilos ou abrigos)
Pessoas com deficiência institucionalizadas (internados)
Indígenas e quilombolas em terras próprias.
Esse grupo vai receber duas doses, com intervalo de duas ou três semanas.

O próprio Ministério da Saúde fez o cálculo de quantas doses cada município vai receber.

Plano definido

O governo do Rio de Janeiro afirmou neste domingo (17) que a preparação para a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado está pronta.

Segundo o governo do estado, a logística inclui:

Postos – Foram definidos de 1,5 mil postos de saúde e clínicas da família que devem participar da imunização. A Secretaria Estadual de Saúde pode abrir mais 3 mil pontos de apoio, utilizando espaços de escolas, supermercados, shoppings e quartéis dos Bombeiros.

Distribuição de seringas – Neste domingo, a Secretaria Estadual de Saúde realizou o segundo dia de distribuição de seringas para os municípios fluminenses. No sábado, foram enviados 3.346.800 de seringas com agulha para 30 cidades. Neste domingo, foram distribuídas 115.500 seringas descartáveis de 3ml com agulha para outros 19 municípios. Ao todo, nesta primeira fase, a SES enviará 5,5 milhões de kits para todo o Estado.

Segurança – Uma megaoperação, com apoio da Polícia Militar, foi montada para realizar a distribuição do material para todas as regiões fluminenses.

Neste domingo, a Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida no Instituto Butantan (SP) e Oxford/AstraZeneca, que será produzida pela Fiocruz.

Em nota, o governo do RJ afirmou que “através das equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde, está preparado para a orientação e o apoio na aplicação das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca a todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, de forma simultânea e proporcional”.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que prevê a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados do País.

O governo do estado também anunciou que as equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde e dos municípios estão capacitadas para o monitoramento e terão o apoio do grupo técnico já constituído pela subsecretaria de Vigilância em Saúde.

Fonte: com informações do G1