(Foto: Divulgação)
Um ipê amarelo plantado na avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), no Centro de Campos, foi cortado, na manhã deste domingo (4), pela prefeitura. A árvore estava com o tronco inclinado, com suposto risco de desabar e o problema foi relatado por uma moradora de Campos ao Jornal Terceira Via, na última semana.
Na hora do corte, no entanto, outro morador sentiu indignação e entrou em contato com o Jornal Terceira Via para relatar o caso. “Os ipês fazem parte da história do nosso município e não podem ser destruídos assim. É uma linda árvore, principalmente quando floresce. Eu acordei hoje com esse triste fato. A árvore estava, ainda, sem as flores da estação, mas vê-la sendo cortada é de doer o coração”, questionou o leitor, que pediu para não ter seu nome divulgado.
A Prefeitura de Campos informou que a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental fez uma vistoria no local e constatou a necessidade de remoção da árvore, um ipê amarelo da espécie Tabebuia. “O engenheiro ambiental, Guilherme Marini, avaliou que o ipê não estava em processo de inclinação, mas cresceu com essa morfologia. Na verdade, ela já cresceu fora da conformidade e, atualmente, foi observado que a altura está inadequada para o local, por isso, a necessidade de remoção. Infelizmente, não foi possível a execução de uma poda para tentar dar conformação à copa. Executamos a remoção e, de imediato, vamos substituir por outra árvore da mesma espécie, ainda neste domingo, quando o trânsito é menos intenso e também para diminuir o transtorno e risco aos pedestres”, informou a nota da prefeitura.