×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Apesar do lockdown, algumas vias enfrentam congestionamentos

Com ruas centrais bloqueadas pela guarda municipal, motoristas encontram retenção em alguns pontos

Trânsito
Por Redação
27 de maio de 2020 - 15h47

Avenida Beira valão com Conselheiro Otaviano congestionada (Foto: Reprodução)

Na segunda semana de lockdown adotada pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio de decreto municipal, para minimizar os efeitos do novo coronavírus, o bloqueio de ruas na área central do perímetro urbano é uma das medidas colocadas em prática. De acordo com dados da Vigilância em Saúde de Campos, bairros centrais são considerados onde há mais registros de pessoas infectadas com a Covid-19. Quem não pode circular por essas vias, e que tem necessidade de realizar alguma atividade na rua, tem enfrentado retenção em outros pontos.

Rua Voluntários da Pátria com retenção (Foto: Reprodução)

Desde segunda-feira (25), motoristas têm registrado congestionamentos em alguns locais da cidade. Nesta quarta-feira (27), pessoas que passaram por trechos das avenidas José Alves de Azevedo (Beira Valão) e Vinte Oito de Março enfrentaram trânsito lento. Com impossibilidade de prosseguir pela via até a XV de Novembro, desvios para ruas como Alvarenga Filho, Voluntários da Pátria e Avenida Pelinca têm gerado algumas retenções. Registros de imagens e queixas de pessoas que passam pelos locais têm sido compartilhados em mídias sociais. Um internauta questionou se o bloqueio às ruas centrais servem para sobrecarregar outras vias.

Rua Alvarenga Filho flagrada por internauta com engarrafamento (Foto: Reprodução)

Na Alvarenga Filho, em frente ao Palácio da Cultura e à Santa Casa o trânsito está intenso como se não houvesse lockdown ou decreto municipal. A reportagem  reproduziu uma postagem da médica Helen do Espírito Santo. Ela questiona o governo sobre o funcionamento da medida.

A profissional de enfermagem Roberta Ribeiro precisou ir ao Centro da cidade, mas não conseguiu permissão da Guarda Municipal —responsável pelo trânsito — para passar. Os acessos às ruas Teotônio Ferreira de Araújo e Vinte Um de Abril estavam impedidos. “A solução foi deixar o carro longe e caminhar para resolver assuntos pessoais no Centro. Estou cumprindo o isolamento social, mas há necessidades e urgências que precisamos atender. Aqui não tem engarrafamento, mas no entorno há”, diz.

Nota da Prefeitura

A reportagem do Terceira Via procurou pela Prefeitura de Campos para questionar os bloqueios e os engarrafamentos em diferentes pontos da cidade. Por meio de nota, foi informado:

“As interdições de via fazem parte das medidas de lockdown parcial adotadas para auxiliar no aumento do isolamento social. Importante ressaltar que o objetivo do lockdown é orientar às pessoas que puderem ficar em casa, que fiquem em casa, para prevenção ao contágio pelo Covid19. Conforme estabelece o decreto número 106/2020, que regulamenta a prorrogação do lockdown, de maneira parcial, estão permitidos -de 25 de maio a 1º junho- deslocamentos por força de trabalho, ida a serviços de saúde ou farmácias, para compra de insumos alimentícios e congêneres essenciais à subsistência, bem como para ida a estabelecimentos autorizados. Está permitido, ainda, o trânsito de profissionais, professores e pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa que atuam em parceria com o Município para desenvolvimento de soluções para o combate à pandemia da Covid-19”.