×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estado do Rio tem maior taxa de aprovação e menor índice de abandono na Rede Pública Estadual

Os resultados oficiais do Inep, vinculado ao Ministério da Educação, ainda não foram divulgados. Dados são de pesquisas realizadas pela SEEDUC

Educação
Por ASCOM
20 de janeiro de 2020 - 8h50

O governador Wilson Witzel anunciou, na última sexta-feira (17), que a Secretaria de Educação obteve a maior taxa de aprovação e o menor índice de abandono escolar da sua história no ano passado.

“Os professores cumpriram seus papéis e chegamos a um resultado que é o recomeço de uma retomada histórica do Rio de Janeiro” disse o governador.

De acordo com relatório da Secretaria de Educação, o Indicador de Fluxo (IF) – que é calculado pela divisão do total de alunos aprovados em cada série pelo número de alunos matriculados – foi de 0,84 em 2019 (o máximo é 1).  O levantamento é bimestral, e os dados obtidos no quarto bimestre são os fechados do ano

Segundo o secretário, o resultado oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, ainda não foi anunciado. Mas os dados do relatório da Secretaria de Educação mostram os resultados dos investimentos feitos pelo Estado no ano passado.

“Um fator determinante para estes resultados foi a colocação de professores em sala de aula. Quando assumimos em 2019, encontramos um cenário onde apenas 5% das escolas tinham quadro de professores completo. Contratamos cerca de 14 mil professores e atualmente já temos 96% das unidades com o quadro completo de professores”, explicou Pedro Fernandes.

Em 2018, o indicador IF tinha sido de 0,79 (0,5 a menos que ano passado), mesmo resultado de 2016. Em 2015 e 2017, o IF foi de 0,81, também abaixo do resultado alcançado em 2019.