×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Comunidade de Custodópolis recebe documento que a reconhece como sétimo quilombo de Campos

Diretora do Departamento Nacional de Proteção ao Patrimônio Afrobrasileiro da Fundação Cultural Palmares estará em Campos

Cultura
Por Redação
23 de novembro de 2018 - 19h22

Neste sábado (24), a diretora do Departamento Nacional de Proteção ao Patrimônio Afrobrasileiro da Fundação Cultural Palmares, Carolina Nascimento, estará em Campos para entregar a carta de autorreconhecimento à comunidade de Custodópolis, em Guarus. Segundo Lucimara Muniz, coordenadora nacional de Comunidades Quilombolas (Conac) e presidente do Instituto do Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (Idannf), a partir da cerimônia de entrega da carta, a comunidade de Custodópolis será a sétima comunidade quilombola de Campos reconhecida.

“A carta reconhece essa comunidade como a comunidade do acervo histórico afrobrasileiro e descreve também o papel de luta de uma comunidade que passou pelo processo descritivo de uma comunidade quilombola. Temos vários documentos que relatam que essa comunidade de Custodópolis tinha uma grande força de negros que passaram por processo de trabalho escravo e através da Associação de Moradores de Custodópolis, estará recebendo este reconhecimento”, explicou Lucimara.

A cerimônia será em Custodópolis, às 14h, na quadra da União da Esperança, que fica na Rua Júlio Armon. Outras autoridades e também a comunidade estarão presentes no evento.