×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Praça em São Francisco é alvo de vandalismo antes da inauguração

Ação foi na área central, teve brinquedos e instalações pichados e rabiscados; alguns moradores tentaram limpar os objetos

Região
Por ASCOM
25 de julho de 2018 - 14h39

Moradora tenta limpar pichações na praça de SFI (Fotos: Reprodução)

Antes mesmo de ser inaugurada, nesta quarta-feira (25), às 19h, a Praça da Lagoa do Salgadinho, na área central de São Francisco de Itabapoana (SFI), foi alvo de vandalismo, crime cuja punição para os responsáveis pode chegar a três anos de detenção. Contrários à ação, moradores se mobilizaram e limparam a pichação em brinquedos e cercas de contenção. De acordo com a advogada Gilda Quintanilha, que é coordenadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SFI), avariar as instalações do local pode ser enquadrado como vandalismo e depredação ao patrimônio público.

Segundo o Código Penal Brasileiro, quem danifica o patrimônio público (dano qualificado) pode pegar de seis meses a três anos detenção, e multa, além da pena correspondente à violência. Especialista em direitos da criança e do adolescente, a moradora Soraia Santos, junto com um amigo, foi a responsável pela limpeza. Para ela, a mobilização, além de ser um ato de protesto contra o que foi feito, mostra o desejo de quem mora na região em conservar o local:

“Aos 11 anos me mudei para perto da Lagoa do Salgadinho e, hoje aos 46 anos, nunca vi aquele espaço tão lindo como está. Zelar pelo bem público não é dever exclusivo de quem está à frente da gestão pública, mas principalmente dos cidadãos”, afirmou. Soraia, que notou as pichações enquanto brincava no espaço com sua sobrinha de dois anos, destacou ainda a participação de oito crianças ajudando a limpar o que foi escrito.