

A Polícia Civil prendeu, na tarde dessa quarta-feira (7), um homem apontado como gerente da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) em São Francisco de Itabapoana. A ação foi realizada por policiais da 126ª DP (Cabo Frio), em conjunto com a 147ª DP (São Francisco de Itabapoana).
O suspeito, identificado pelas iniciais K.S.B., foi localizado na Travessa Assembleia, na localidade conhecida como Valão. Contra ele havia dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça de São Francisco de Itabapoana, pelos crimes de homicídio qualificado, furto qualificado e três tentativas de homicídio qualificado.
Segundo a Polícia Civil, o primeiro mandado está relacionado a um ataque ocorrido em 16 de março de 2025, no bairro Floresta, quando K.S.B. e outros traficantes teriam invadido uma residência e efetuado diversos disparos contra um homem e seus familiares, motivados por disputas ligadas ao tráfico de drogas. Na ocasião, o alvo principal, um jovem de 25 anos, foi baleado no ombro, antebraço e tórax. A mãe dele, de 49 anos, sofreu um ferimento superficial na cabeça, enquanto a irmã, de 16 anos, foi atingida no braço. As três vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, sendo posteriormente liberadas após atendimento médico.
O segundo mandado refere-se a um homicídio ocorrido na localidade de São Domingos, também em São Francisco de Itabapoana. De acordo com as investigações, o acusado e comparsas teriam invadido uma residência e executado a vítima, um traficante que teria deixado o TCP para integrar a facção ADA. O crime foi cometido na frente da esposa e da filha da vítima, de apenas quatro anos de idade. Após o assassinato, K.S.B. ainda teria roubado R$ 500 e um telefone celular antes de fugir.
As investigações apontaram que o foragido estaria escondido e atuando no tráfico de drogas em Cabo Frio. Com base em informações de inteligência, policiais constataram que, desde o último Natal, ele vinha integrando o tráfico de entorpecentes nas comunidades do Morrinho e do Valão. Na quarta, os agentes conseguiram capturá-lo em uma boca de fumo.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, K.S.B. possui 11 anotações criminais, incluindo registros por tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios, porte ilegal de arma de fogo e furto.
Após a prisão, o acusado foi encaminhado à unidade policial para os procedimentos e, em seguida, foi transferido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.