

Seis das sete categorias promovidas pela Vicar definem até o próximo domingo os campeões da temporada 2025. Com exceção da Stock Light, que no último dia de novembro, em Brasília (DF), consagrou Felipe Barrichello Bartz como dono do título geral — e com o superprêmio para correr na BRB Stock Car Pro Series ano que vem — e Léo Reis como campeão “rookie”, as demais competições sob o guarda-chuva da promotora terão decisões do título na Superfinal, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos (SP), nesta semana, entre os dias 10 e 14 de dezembro.
Além da BRB Stock Car Pro Series, o TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB, BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, a Turismo Nacional e o campeonato virtual E-Stock terão campeões coroados naquele que é o “templo do automobilismo brasileiro”. Ao todo, 13 títulos estarão em jogo na Zona Sul da capital paulista, em programação que contemplará um total de 12 corridas.
A começar pela BRB Stock Car, que no fim de semana da 11ª e penúltima etapa do campeonato, em Brasília (DF), consagrou a Eurofarma RC como campeã por equipes. Os dois competidores do time liderado pelo preparador e chefe de equipe Rosinei Campos, o ‘Meinha’, vão definir o título de pilotos: Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro. Com vantagem de 114 pontos para o companheiro de equipe, Fraga lutará pelo bicampeonato precisando somar apenas 23 pontos. Desta forma, basta um 12º lugar na corrida sprint, no sábado, ou o 20º lugar nas provas de sábado e domingo — independentemente dos resultados obtidos por Gaetano —, para que o piloto do Tocantins conquiste o Troféu dos Campeões.


Assim como a Stock Light, o TCR South America Banco BRB já definiu seu campeão geral de 2025. Na inédita jornada noturna em Cuiabá (MT), a “Libertadores do Automobilismo” coroou o argentino Leonel Pernía com o título e o superprêmio com o qual será possível ao piloto ascender ao grid da BRB Stock Car no ano que vem com insumos, incentivos e uma bolsa mensal ao longo de 2026. A Honda YPF Racing também já assegurou a taça de campeã por equipes, mas o título da Copa Trophy segue em aberto e tem como candidatos o argentino Adrián Chiriano (Honda YPF Racing), com 189 pontos e o brasileiro Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport), com 158. A etapa de Interlagos tem ainda mais importância por distribuir pontuação dobrada — somente no certame da Copa Trophy.
Já o TCR Brasil Banco BRB está completamente aberto. A versão brasileira do campeonato que é sucesso em todo o mundo vai para Interlagos com Nelson Piquet Jr. (Squadra Martino) na liderança, com 202 pontos, e outros quatro concorrentes na briga pela taça: Léo Reis e Raphael Reis (ambos da W2 ProGP), o argentino Fabian Yannantuoni (Paladini Racing) e o também brasileiro Enzo Gianfratti. Enzo é o líder da Copa Trophy do TCR Brasil e tem 75 pontos, 18 de vantagem para Adrián Chiriano no certame brasileiro.
Como o regulamento prevê pontos em dobro na Copa Trophy, os demais inscritos seguem com chances de levar o caneco: Maria Nienkötter (Cobra Racing Team), atualmente com 45 pontos, e Fernando Croce (Porthack Racing), com 32. Já na disputa pelo título de campeã por equipes a argentina Honda YPF Racing lidera com 322 pontos, contra 317 da carioca W2 ProGP e 255 da argentina Paladini Racing.


Campeão na quinta?
A BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA terá pela frente uma semana intensa com a disputa de duas etapas entre quarta-feira e domingo, totalizando seis corridas. A quinta rodada do campeonato será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro e poderá confirmar, por antecipação, o título para o gaúcho Heitor Dall’Agnol.
Atualmente com 72 de vantagem para o vice-líder Pedro Lima (Starrett Bassani F4) e 79 em relação ao terceiro colocado, um dos seus companheiros de equipe, Filippo Fiorentino, Heitor confirmará o título com antecedência se, ao término da quinta-feira, estiver com mais de 70 tentos de frente para o vice-líder depois da aplicação dos descartes das duas piores pontuações de cada piloto.
Além de Dall’Agnol, Lima e Fiorentino, seguem com possibilidades matemáticas de conquistar o campeonato Murilo Rocha (agora na TMG Racing), Pedro Lins (Starrett Bassani), Ethan Nobels (Cavaleiro Sports), Pietro Mesquita (TMG Racing), Ciro Sobral (Starrett Bassani F4) e Alceu Feldmann Neto (Cavaleiro).
Ainda na categoria-escola, estarão em jogo também o título de campeão “rookie”, que tem Dall’Agnol como líder do campeonato, além da decisão do título de equipe campeã da temporada 2025. Heitor lidera com folga, com 231 pontos, podendo assim definir a fatura no meio da semana em Interlagos, mas Pedro Lima, Murilo Rocha, Pedro Lins e Pietro Mesquita nutrem possibilidades matemáticas.
Quatro títulos em jogo
A Turismo Nacional definirá em Interlagos os campeões Overall e também do Campeonato Endurance na temporada 2025. O futuro dono do título geral e o vice-campeão na categoria A receberão grande premiação convertida em insumos e incentivos para dar o próximo passo na carreira, podendo escolher entre trilhar o caminho sul-americano com o TCR South America Banco BRB ou seguir no automobilismo brasileiro e avançar rumo à Stock Light. A premissa da escolha caberá ao campeão, e o vice ficará com a opção restante.
Alexandre Bastos (Roger Racing) e João Cardoso (Auto Racing) vão decidir o título Overall A. No momento, a vantagem é de Bastos, que vai para a final com 571 pontos, contra 544 de Cardoso. A etapa final do campeonato será a corrida Endurance, com três horas de duração e 47 pontos em disputa.
O campeonato Overall B também tem dois concorrentes à taça de campeão. Adilson Jr. (CAR Racing) vai em vantagem e soma 545 pontos, contra 518 de Augusto Sangalli (Pein Competições). No certame Overall Rookie, que contempla os pilotos estreantes da categoria B, Adilson Jr. lidera com 528 pontos, seguido por Luiz Veras (G Racing Motorsport), com 502. Nico Dall’Agnol (AGB Preparações) vai a Interlagos com possibilidades matemáticas e 484 tentos no total.
A TN verá também a consagração dos novos campeões Endurance. Dono de todos os títulos em jogo no ano passado, Ernani Kuhn voltará ao grid da categoria, agora na condição de convidado de João Cardoso, para tentar o bicampeonato Endurance, além de ajudar o amigo a buscar o título Overall.
Mas a liderança do certame de corridas de longa duração é da dupla formada pelos catarinenses Alexandre Bastos e Dudu Berlanda, que venceram a prova de três horas em Cascavel, no mês de maio. Em parceria com o gaúcho Bernardo Cardoso, Augusto Sangalli soma 37 pontos, enquanto a tripulação composta por Alberto Cattucci e Juninho Berlanda têm 30. Matematicamente, 18 duplas têm chances de abocanhar o título de Endurance.
E-Stock em final presencial
Com transmissão ao vivo pelos canais da Stock Car e do IRB Esports no YouTube, a quarta temporada do campeonato virtual oficial da BRB Stock Car também terá seu desfecho no “templo do automobilismo brasileiro” a partir das 10h deste domingo. Depois de cinco etapas, disputadas nas pistas virtuais do Algarve, Spa-Francorchamps, Watkins Glen, Suzuka e Road America, as feras dos simuladores vão acelerar em grande evento na Superfinal presencial em Interlagos, com equipamentos de última geração e diante de grande público em Interlagos.


Victor Tieri, piloto que brilhou nas pistas virtuais e reais — com direito a triunfo na Turismo Nacional, sendo o mais jovem competidor a subir ao topo do pódio da categoria dos carros mais vendidos do Brasil, com apenas 16 anos, além de ser o primeiro a vencer com a Honda na competição —, vai para a decisão virtual como líder do campeonato.
O paulista, que é campeão brasileiro e bicampeão paulista de kart, terá como concorrentes Raphael Silva, Victor Miranda, Slan Santos, Erick Goldner, Jackson Resende, Pedro Picanço, Henrique Pettinari, Guilherme Elizeu e Marcos Riffel.
Os três primeiros colocados serão premiados no lendário pódio de Interlagos, diante das arquibancadas e do público no autódromo paulistano. O futuro campeão da E-Stock terá a chance de guiar o carro da Turismo Nacional em teste no traçado de 4.309 metros, quanto segundo e terceiro colocados viverão as emoções e a velocidade do automobilismo real em uma volta rápida em Interlagos.
Superfinal, programação em InterlagosTerça-feira, 9 de dezembro08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Shakedown
08h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 1
09h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino de Largada 1
12h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 2
12h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino de Largada 2
14h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 3
14h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino de Largada 3
Quarta-feira, 10 de dezembro08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
10h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
12h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
17h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 – 5ª etapa (30 minutos + 1 volta)
Quinta-feira, 11 de dezembro09h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 – 5ª etapa (20 minutos + 1 volta)
15h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 – 5ª etapa (30 minutos + 1 volta)
16h25 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
17h00 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
Sexta-feira, 12 de dezembro08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
08h50 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
09h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
09h50 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
10h30 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
11h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
12h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
13h30 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
15h30 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
16h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
16h55 – Turismo Nacional – Classificação
Sábado, 13 de dezembro08h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)
09h20 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
10h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
11h30 – Visitação aos Boxes
13h25 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
14h45 – Turismo Nacional – etapa Endurance (3 horas mais uma volta)
Domingo, 14 de dezembro08h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 – 6ª etapa (20 minutos + 1 volta)
09h40 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up (grupo único)
10h00 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
15h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)
Superfinal, temporada 2025Títulos que serão definidos semana que vem em Interlagos: 13BRB Stock Car Pro SeriesTítulo ainda em jogo: Campeonato de Pilotos
Candidatos ao título: Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro (ambos da Eurofarma RC)
BRB Fórmula 4 BrasilTítulos ainda em jogo: Campeonato de Pilotos; Campeonato de Pilotos “Rookies”; Campeonato de Equipes
Candidatos ao título geral: Heitor Dall’Agnol (TMG Racing), Filippo Fiorentino (TMG Racing), Murilo Rocha (TMG Racing), Pedro Lima (Starrett Bassani F4), Pedro Lins (Starrett Bassani F4), Ethan Nobels (Cavaleiro Sports), Pietro Mesquita (TMG Racing), Ciro Sobral (Starrett Bassani F4)
Candidatos ao título “rookie”: Heitor Dall’Agnol, Murilo Rocha, Pedro Lima, Pedro Lins, Pietro Mesquita
Campeonato de equipes: TMG Racing, 399 pontos; Starrett Bassani F4, 282; Cavaleiro Sports, 209
TCR South America Banco BRBTítulo ainda em jogo: Copa TrophyCandidatos ao título Copa Trophy: Adrián Chiriano (Honda YPF Racing), Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport)
TCR Brasil Banco BRBTítulos ainda em jogo: Campeonato de Pilotos, Campeonato de Equipes, Copa TrophyCandidatos ao título geral: Nelson Piquet Jr. (Squadra Martino), Léo Reis (W2 ProGP), Raphael Reis (W2 ProGP), Fabian Yannantuoni (Paladini Racing) e Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport)
Candidatos ao título Copa Trophy: Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport), Adrián Chiriano (Honda YPF Racing), Maria Nienkötter (Cobra Racing Team), Fernando Croce (Porthack Racing)
Candidatos ao título por equipes: Honda YPF Racing, W2 ProGP, Paladini Racing
Turismo NacionalTítulos ainda em jogo: Overall A, Overall B, Overall Rookie e EnduranceCandidatos ao título Overall A: Alexandre Bastos (Roger Racing) e João Cardoso (Auto Racing)
Candidatos ao título Overall B: Adilson Jr. (CAR Racing) e Augusto Sangalli (Pein Competições)
Candidatos ao título Overall Rookie: Adilson Jr. (CAR Racing), Luiz Veras (G Racing Motorsport) e Nico Dall’Agnol (AGB Preparações)
Candidatos ao título Endurance: Alexandre Bastos/Eduardo Berlanda; Augusto Sangalli/Bernardo Cardoso; Alberto Cattucci/Juninho Berlanda; Murilo Fiore/Bruno Massa; Vasco Pedro/Enzo Falquete; Luiz Veras/Wilton Pena; Gabriel Moura/João Bortoluzzi; Daniel Nino/Diego Augusto; Pedro Bürger/Thiago Riberi; José Neto/Thiago Klein; Diego Lozov/Rodrigo Gil; Luiz Sena Jr./Enzo Gianfratti; Neto Datti/Silas Passos; Pietro Nalesso/André Nalesso; Pablo Alves/Renato Braga; Bia Martins/Maria Luiza Bedin; Guilherme Sirtoli/Thiago Rizzo e Beto Pontes/Beto Pontes Filho
E-Stock
Títulos em jogo: Campeonato de PilotosCandidatos ao título: Victor Tieri (Capivara Racing Team), Raphael Silva (W2 E-ProGP), Victor Miranda (Pro Racing Simuladores), Slan Santos (W2 E-ProGP), Erick Goldner (W2 E-ProGP), Jackson Resende (Pro Racing Simuladores), Pedro Picanço (AC7 SG28 Racing), Henrique Pettinari (AC7 SG28 Racing), Guilherme Elizeu (Kings by TK) e Marcos Riffel (Racer Clube MWGP E-Sports)
Fonte: Vicar Brasil