

A Academia Campista de Letras (ACL) e a Academia Pedralva Letras e Artes (APLA) elegeram, no último sábado (29), os seus diretores para o biênio 2026-2027.
Na ACL, foi reeleito o acadêmico Ronaldo Junior e outros catorze nomes para a nova diretoria. Como principais propostas, o presidente da ACL destaca a importância de uma publicação periódica feita pela entidade, assim como o valor de realizar seminários e encontros institucionais.
Na Pedralva, foi reeleito o acadêmico Carlos Augusto Alencar, responsável por capitanear a reestruturação jurídica da Casa, que passará a ter um CNPJ registrado a partir do próximo ano. Além disso, o presidente destaca o retorno da APLA ao Palácio da Cultura, ocorrido em novembro de 2025, após mais de 10 anos da instituição sem acesso à sua sede.
“A cada dois anos, a ACL elege uma nova diretoria, formada por 15 acadêmicos, para gerir a instituição durante o biênio. Os cargos preenchidos são: presidente, dois vice-presidentes, secretário titular e adjunto, diretor de patrimônio, tesoureiro titular e adjunto, conselho fiscal e assessoria cultural. No sábado, fizemos a prestação de contas do atual biênio e elegemos, por aclamação, a única chapa inscrita”, conta Ronaldo Júnior.8
Nova diretoria da ACL:
Ronaldo Henrique Barbosa Junior – Presidente
Adriano Carlos Moura – Primeiro Vice-presidente
Carlos Augusto Souto de Alencar – Segundo Vice-presidente
Sylvia Márcia da Silva Paes – Primeira Secretária
Sérgio Arruda de Moura – Segundo Secretário
Wellington Cordeiro – Diretor de Patrimônio
Genilson Paes Soares – Primeiro Tesoureiro
Alcimar das Chagas Ribeiro – Segundo Tesoureiro
Assessoria cultural:
Artur Gomes
Luiz Fernando Crespo Rossi
Vitor Luiz Menezes Gomes
Conselho fiscal:
Herbson da Rocha Freitas
Levi de Azevedo Quaresma
Aristides Arthur Soffiati Neto
Conselho fiscal suplente:
Cândida Maria Rebel Albernaz