

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retomou os mutirões de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação, pós-Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), cujo Índice de Infestação Predial foi de 4,4%, tem como objetivo intensificar o trabalho nos bairros com alto risco de infestação do vetor, com a finalidade de reduzir a proliferação do vetor e, consequentemente o número de casos da doença no município.
Nessa nova etapa, iniciada na última quarta-feira (19), os Técnicos Agentes de Combate às Endemias (TACEs) vão percorrer 21 bairros para vistoriar os imóveis, eliminar focos e possíveis criadouros do mosquito, recolher materiais inservíveis, telar caixa d’água e orientar os moradores quanto às medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Também haverá pulverização com equipamento costal com vista à diminuição da população de mosquito na fase adulta.
Os primeiros bairros a receberem o mutirão, que aconteceu de forma simultânea, foram Califórnia, Sumaré, XV de Novembro e Lapa, ocasião em que foram vistoriados 1.548 imóveis e terrenos baldios. Deste total, 481 foram trados com larvicida, 27 focos eliminados, 86 pneus recolhidos, 51 sacos de lixo recolhidos e 4 caixas d’água teladas.
“Dos criadouros de mosquito encontrados no LIRAa, nos mutirões e nas visitas domiciliares, 80% estão dentro das residências. Precisamos mudar essa realidade, mas para isso não pode haver água parada. E, para isso, recomendamos que a população faça a vistoria no imóvel uma vez por semana e elimine toda água parada que encontrar. Já os reservatórios de água para consumo devem estar sempre vedados”, orienta o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores.
Entre os depósitos com foco destacam-se os vasos de plantas e seus pratos, recipientes de degelo de refrigeradores, bebedouros de animais, garrafas, bandejas, lixo e outros resíduos sólidos, como embalagens descartadas (plástico, vidro, metal), pequenos objetos e entulhos que, se expostos à chuva, pneus e outros materiais rodantes.
“Esses depósitos podem ser facilmente eliminados, colocando em sacos plásticos vedados e descartando da forma correta. Os que não podem, como recipientes de degelo de refrigeradores, devem ser vistoriados uma vez por semana para eliminar a água acumulada. Já pneus, por exemplo, deixá-los sempre seco e em área coberta até dar destino o correto”, explica Claudemir.
PRÓXIMOS MUTIRÕES
Na quinta-feira (27), os técnicos de combate às endemias estão atuando no São José. Na sexta (28) será a vez dos parques Julião Nogueira, Oliveira Botelho, Benta Pereira e Bonsucesso. Na semana seguinte, na quinta-feira (4), o mutirão será em Donana. Na sexta-feira (5) será nos parques Esplanada, Salo Brand e São Caetano. Na quinta-feira (11) será em Goitacazes. Na sexta-feira (12), São Clemente, São Salvador, Turf Club e São Lino. E para fechar essa etapa, na sexta-feira (19) será a vez dos parques Fazendinha, Novo Jockey e Corrientes.
Fonte: Prefeitura de Campos