×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

IMTT em campanha educativa pelos direitos dos idosos no transporte público de Campos

Campanha visa garantir a acessibilidade, segurança e comodidade das pessoas idosas no transporte coletivo de Campos

Geral
Por ASCOM
13 de novembro de 2025 - 17h35
Foto: Roberto Joia/Secom Campos

O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) deu início nesta semana a uma campanha educativa dedicada a garantir a acessibilidade, segurança e comodidade das pessoas idosas no transporte coletivo de Campos.

A primeira ação, que aconteceu nessa terça-feira (11), na Rodoviária Roberto Silveira e no Terminal Luiz Carlos Prestes, foi coordenada pelo vice-presidente do IMTT, Davi Bonates, e pelo Diretor de Fiscalização do órgão, Gilson Gomes. As abordagens no primeiro dia foram feitas nos ônibus. Já nesta quarta-feira (12), a programação se estendeu às vans, no Centro e no bairro Nova Brasília.

“Além dos pontos monitorados diariamente como a Rodoviária Roberto Silveira e o Terminal Luiz Carlos Prestes, as ações acontecerão nos pontos finais de ônibus e vans nos bairros. O objetivo é assegurar o direito de ir e vir e o bem estar das pessoas idosas no sistema de transporte do município”, comentou Gilson.

A campanha visa garantir o cumprimento do Art. 39 do Capítulo X do Estatuto do Idoso, que determina que sejam reservados 10% dos assentos para os idosos, devidamente identificados como preferenciais, além do Art. 42 do mesmo capítulo, que assegura a prioridade e a segurança do idoso nos procedimentos de embarque e desembarque nos veículos do sistema de transporte coletivo.

“É uma ação educativa. Estamos nas ruas levando conscientização aos trabalhadores que atuam no transporte coletivo sobre os direitos dos idosos. Temos recebido muitas queixas de desrespeito a essa parcela importante da população. Diante disso, o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, determinou a realização de um trabalho constante da nossa equipe para mudar esse cenário”, comentou Gilson.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos deixaram de ser a menor parcela da população brasileira em 2023 e em duas décadas vai se tornar a maior delas. Ciente deste panorama, o IMTT seguirá diariamente nas ruas verificando como o serviço do transporte público está sendo entregue à população de Campos.

“Estamos empenhados em garantir a prioridade e rapidez no atendimento aos idosos, trabalhando pelo cumprimento na íntegra do direito a essas pessoas. Seguimos conscientizando e reforçando que se a prioridade não for respeitada, os veículos serão notificados. Já fizemos esse alerta a todos os setores do transporte e seguiremos fiscalizando diariamente o serviço”, enfatiza Gilson Gomes.

Fonte: Prefeitura de Campos