

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou abstenção de 27%, mantendo o índice próximo ao do ano passado, que foi de 26,6%. A taxa ficou abaixo das registradas em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). “A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9).
Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a realizar o exame. Segundo o ministro, 3.240 participantes foram eliminados por irregularidades como descumprir orientações dos fiscais, utilizar material impresso, sair dos assentos em horário proibido, portar eletrônicos ou deixar o local levando o caderno de questões antes do tempo permitido.
Camilo Santana confirmou que o gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na próxima quinta-feira (13). Ele destacou que a aplicação ocorreu em 1.805 municípios e mobilizou mais de 300 mil pessoas de apoio.
Neste domingo, os participantes responderam 90 questões de múltipla escolha abrangendo língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, além da redação.
O ministro elogiou o tema da redação, que tratou das perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira. “É um tema atual, que exige atenção dos brasileiros, porque o país começou a inverter sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”, disse. Professores consultados pela Agência Brasil afirmaram que a proposta estimulou debates importantes, como violações de direitos e etarismo.
O presidente do Inep, Manuel Palácios, classificou a prova como “linda” e “maravilhosa”, destacando que o exame dialoga com as referências curriculares e representa a avaliação da conclusão da educação básica no país.
Os casos de reaplicação do Enem estão agendados para os dias 16 e 17 de dezembro. Entre os estudantes aptos à reaplicação estão moradores de cidades do Paraná afetadas pelo tornado.
O segundo dia de aplicação do Enem será no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática. Além de avaliar o desempenho escolar, o exame é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas por meio do Sisu, Prouni e Fies.
Com informações da Agência Brasil