A cidade do Rio de Janeiro viveu uma madrugada incomum para esta época do ano. Nesta terça-feira (21), os termômetros marcaram 11,3°C às 3h25 na estação do Alto da Boa Vista, a menor temperatura registrada em um mês de outubro desde o início das medições do Sistema Alerta Rio, em 2014.
De acordo com o órgão de meteorologia da prefeitura, a queda nas temperaturas foi influenciada pela passagem de uma frente fria continental no último fim de semana e pelo transporte de umidade. Esses fatores contribuíram para duas madrugadas consecutivas de frio intenso na capital fluminense.
A meteorologista Mayara Villela, do Sistema Alerta Rio, explicou que ventos úmidos vindos do oceano, aliados à presença de um sistema de alta pressão, reforçaram o resfriamento do ar. Apesar do frio atípico, o fenômeno não é considerado fora do padrão para esta época do ano.
“A primavera é uma estação de transição, com características ainda semelhantes ao inverno no início e mais próximas do verão ao final. Nela, os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas, mas ainda há entrada de frentes frias que podem derrubar as temperaturas”, destacou Mayara.
Segundo as previsões do Alerta Rio, a partir desta quarta-feira (22) as temperaturas devem começar a subir gradualmente. O tempo ficará mais aberto, com redução da nebulosidade e máximas variando entre 27°C e 30°C nos próximos dias.