×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Câmara aprova lei que cria cotas raciais em concursos públicos de Campos

Nova legislação marca avanço nas políticas de igualdade racial e antecede lançamento do concurso da Educação

Geral
Por Redação
22 de outubro de 2025 - 12h16

Prédio da Cãmra Municipal – Foto: Josh

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes aprovou na terça-feira (21), o Projeto de Lei do Executivo que institui a reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas em concursos públicos e processos seletivos simplificados da administração municipal. A proposta segue agora para sanção do prefeito e posterior publicação no Diário Oficial.

Para o governo, a medida representa um marco nas políticas de promoção da igualdade racial no serviço público de Campos e será aplicada já no próximo concurso da área da Educação, cujo edital está em fase final de elaboração. Pela primeira vez, o município adotará cotas raciais em certames municipais, buscando corrigir desigualdades históricas e ampliar o acesso de grupos étnico-raciais a cargos efetivos.

O texto aprovado estabelece critérios de verificação da autodeclaração dos candidatos, a serem analisados por comissões especializadas, garantindo transparência, legitimidade e o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Wainer Teixeira

Para o secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira, a aprovação é um passo decisivo na consolidação de uma política pública mais justa e inclusiva.

“Trata-se de uma conquista importante para a cidade, que passa a adotar uma política afirmativa em sintonia com as diretrizes nacionais e com os valores democráticos de igualdade e respeito à diversidade. É um avanço que reafirma o compromisso da gestão com a justiça social e com a valorização da diversidade no serviço público”, destacou o secretário.

Com a nova legislação, Campos reforça seu compromisso com a equidade racial, o combate à discriminação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão e à diversidade.

Com informações da Secom/PMCG