A sede do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Campos recebeu, nesta quinta-feira (16), a Feira Emprega Transporte, evento que reuniu centenas de pessoas em busca de uma vaga no mercado de trabalho e de crescimento profissional.
Realizada das 9h às 17h, a feira contou com a participação de 20 empresas de diferentes setores e disponibilizou mais de 300 vagas de emprego, incluindo oportunidades para Pessoas com Deficiência (PCD).
De acordo com a diretora do SEST/SENAT Campos, Rayanna Siqueira, o evento superou as expectativas. “O evento foi um sucesso, nós tivemos mais de 400 participantes aqui, além das 20 empresas Foram mais de 300 vagas disponibilizadas, incluindo para Pessoas com Deficiência. O público no ano passado saiu com uma grande expectativa do que a gente teria esse ano e graças a Deus a gente conseguiu também cumprir essa meta de atender a população, de realizar palestras, roda de conversa, todo o movimento para empregabilidade e para qualificação”, destacou.
Além das oportunidades de trabalho, os participantes tiveram acesso gratuito a palestras, roda de conversa, networking, capacitações, distribuição de brindes e coffee break.
Entre as atividades, a palestra “Como a presença digital pode abrir portas no mercado de trabalho”, com o empresário Maurício Vasconcellos, e a roda de conversa sobre “Competências que fazem a diferença no mercado”, com o Administrador especialista em Inovação e Comunicação, Tarcísio Viana; a Consultora Empresarial com foco em Gestão de Pessoas e HeadHunter, Danielle Costa; e o economista Ranulfo Vidigal.
Encerrando a programação, a diretora da instituição ministrou a palestra “Inovação e protagonismo para o sucesso profissional”.
A consultora empresarial e headhunter, Danielle Costa, destacou a importância do equilíbrio entre conhecimento técnico e comportamento profissional, abordando uma pesquisa de 2024 para o 6º Observatório de Carreiras e Mercado realizado pelo PUCPR Carreiras, setor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
“Segundo levantamento da PUC que saiu em agosto, 50% das demissões são por comportamentos e não pela técnica que o profissional conhece. Essa pesquisa traz pra gente que aquela frase do Peter Drucker está cada vez mais recente entre nós. Os profissionais são contratados pelo que eles conhecem tecnicamente e são demitidos pelos comportamentos. Então é importante unir os dois. A técnica sem as habilidades comportamentais sozinhas não caminha e o contrário também”, afirmou.
Danielle também ressaltou o momento estratégico do evento, às vésperas do aumento das contratações de fim de ano. “O comércio vai aquecer com o Natal e o verão, então esse é um ótimo momento para quem busca o primeiro emprego ou quer se recolocar. É fundamental que instituições e empresas estejam unidas nesse processo”, completou.
Iniciativa nacional
A iniciativa faz parte do projeto nacional Emprega Transporte, promovido pelo SEST/SENAT para ampliar a empregabilidade e a qualificação profissional em todo o país. Rayanna lembrou que o serviço vai além do setor de transporte.
“O SEST/SENAT nasceu voltado ao transporte, mas está a serviço de toda a população, com projetos de empregabilidade, esporte, saúde e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes”, concluiu.