O empresário Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, e pelo piloto de lancha Ronald Menezes, foram encontrados com vida na tarde de terça-feira (30) na Bacia de Campos por um navio mercante. Os dois estavam desaparecidos desde domingo (28), após saírem para praticar pesca submarina na Praia de Ubu, em Anchieta, litoral sul do Espírito Santo.
Após o resgate, Maikel e Ronald foram levados ao Porto do Açu, em São João da Barra, sob escolta da Marinha. De lá, seguiram para a sede da Marinha, onde foram encaminhados para avaliação médica.
“Muito desesperador”
Os mergulhadores descreveram os momentos que passaram durante as 50 horas em que ficaram à deriva em alto-mar. Maikel agradeceu o carinho, preocupação e empenho de todos que torceram pelo resgate dos dois. “Muita gente preocupada. Ficamos felizes em saber que somos queridos assim. Não vejo a hora de ver minha esposa e minha filha que está para nascer. Achei de verdade que não ia conseguir. Foi muito desesperador. Estamos voltando para casa sãos e salvos, estamos bem”, declarou.
O piloto Ronald também agradeceu as orações. “O pessoal que estava em oração, família, amigos, fortaleceu bastante, porque a situação que a gente estava lá, não foi fácil, não. Agradecer a Deus por ter dado paciência para a gente ter um pouco de sabedoria e fazer o que a gente pôde fazer para estar aqui hoje passando essa mensagem”, pontuou.
Os dois, que haviam saído no domingo para pescar, chegaram em suas casas, em Vitória e Vila Velha, na madrugada desta quarta-feira (1).
As buscas tiveram início logo na segunda-feira (29) e foram intensificadas com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que sobrevoou Macaé, Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. A operação contou também com equipes da Marinha do Brasil.
Ambos ficaram à deriva após uma pane no sistema elétrico da embarcação. Durante o período em alto-mar, racionaram água, comeram peixe cru e enfrentaram sede até serem socorridos.
Fonte: G1 e Gazeta do Povo.