×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos amplia a coleta seletiva e fortalece trabalho das cooperativas

Atualmente, quatro grupos atuam no recebimento, triagem e destinação adequada dos recicláveis, que são: Reciclar, Renascer, Cata-sol e Nova Esperança

Campos
Por Redação
1 de outubro de 2025 - 15h16
Fotos: Rodrigo Silveira/PMCG

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Superintendência de Limpeza Pública, ampliou o alcance da coleta seletiva no município. Desde junho deste ano, a frota conta com um novo caminhão exclusivo para o serviço, o que permite o aumento das rotas e do volume de resíduos recicláveis destinados corretamente.

Até o dia 15 de setembro, foram cadastradas 19.361 unidades na coleta seletiva, com 130.190 toneladas de recicláveis recolhidos em apenas 41 dias úteis, o que representa uma média diária de 3.175 kg. Além de residências, condomínios e hospitais, a coleta é feita em 34 repartições públicas e 35 escolas.

“Temos que destacar que o mais importante é a sustentabilidade, dar o destino correto aos resíduos. Obviamente que ainda tem uma certa resistência das pessoas em separar o lixo, mas é preciso ter essa boa vontade”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Rangel.

Em junho deste ano, antes do segundo caminhão começar a operar, foram coletados 43.610 kg de recicláveis. Já em julho, com o novo veículo em fase inicial, o total arrecadado saltou para 55.330 kg, um crescimento de 11.720 kg em relação ao mês anterior.

Em agosto, com o caminhão ampliando as rotas para três dias da semana, o município recolheu 57.260 kg, o que significa 13.650 kg a mais do que em junho. Em setembro, o cronograma foi novamente reforçado e passou a incluir as terças-feiras, garantindo maior abrangência da coleta.

O secretário Jorge Rangel destacou que 100% do material coletado é destinado às cooperativas de ex-catadores. Atualmente, quatro grupos atuam no recebimento, triagem e destinação adequada dos recicláveis, que são: Reciclar, Renascer, Cata-sol e Nova Esperança.

Atualmente, a coleta seletiva já contempla diversos bairros, entre eles Parque São Caetano, Parque Santo Amaro, Parque Tamandaré (Avenida Pelinca e região), Parque Dom Bosco, Parque Rosário, IPS, Parque Vicente Dias e Jardim Carioca, além do Parque Aurora, onde as equipes continuam avançando. O serviço é realizado porta a porta, com orientação direta à população sobre a importância de separar materiais como papelão, plásticos, latinhas e papel.

Ações educativas
Além do recolhimento de resíduos, a Semmas também promove ações educativas. Equipes da coleta seletiva realizam palestras em escolas, condomínios, hospitais, repartições públicas e empresas privadas, explicando o funcionamento da coleta, sua importância ambiental e como implantar pontos de recolhimento.

O serviço de coleta seletiva pode ser solicitado pelo telefone (22) 98142-0194. Pelo mesmo canal, também é possível solicitar palestras de educação ambiental e orientações sobre como criar novos pontos de coleta seletiva.

Fonte: Prefeitura de Campos