A triagem para cirurgias gerais, parte do Mutirão de Cirurgias, encerrou a primeira semana com pelo menos 193 pessoas atendidas na Subsecretaria de Atenção Especializada em Saúde, antigo Núcleo de Regulação. A medida visa reduzir filas para procedimentos como vesícula, hérnias e revascularização do miocárdio.
Estão sendo contemplados pacientes que já estão inseridos no sistema da Subsecretaria aguardando em fila pelos procedimentos. O Mutirão, lançado oficialmente no último dia 3 pelo prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes, prevê a realização de 1.617 procedimentos, entre cirurgias gerais e bariátricas.
Para novos pacientes, é necessário um pré-agendamento no site para comparecer ao núcleo com o pedido de cirurgia e documentos pessoais, a fim de registrar o procedimento no sistema municipal.
Assim como vem ocorrendo na triagem da bariátrica, os pacientes para as cirurgias gerais foram divididos em três grupos: no primeiro grupo, pacientes já liberados e com risco cirúrgico válido passarão por conferência, consulta e agendamento para avaliação com o cirurgião; no segundo, os pacientes com risco cirúrgico vencido. Neste caso, será necessário realizar novos exames, agendar a consulta de risco cirúrgico e, após a liberação, seguir para a consulta cirúrgica e agendamento do procedimento; o terceiro grupo é para os pacientes que ainda estão na fila. Esses deverão iniciar o processo a partir da primeira consulta.
Aguardando há um ano pela cirurgia de vesícula, Emanuelli Alves Ramos, 34 anos, compareceu ao núcleo na sexta-feira (19) e expressou gratidão pela oportunidade de ser contemplada no mutirão.
“Fico muito feliz com o retorno do mutirão. A minha expectativa é boa não só para a cirurgia que preciso fazer, mas também para outras, como a bariátrica, porque era o desejo de muita gente. Agradeço ao prefeito Wladimir Garotinho pela iniciativa que tornou isso possível”.
CIRURGIAS — Ao todo, serão realizadas 600 cirurgias de vesícula, 405 de hérnias (inguinal e umbilical) e 32 de revascularização do miocárdio. Para agilizar o atendimento, os pacientes devem levar original e cópia do encaminhamento cirúrgico, além dos documentos pessoais. As cirurgias gerais serão realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Campos.
Fonte: Prefeitura de Campos