O músico e produtor Cristiano Simões, natural de Campos dos Goytacazes, divulgou em suas redes sociais a indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Tango do duo Scofano & Minetti, do qual é um dos produtores. Emocionado, Simões agradeceu à Academia do Latin Grammy pelo reconhecimento. “É um momento marcante para a nossa música”, resume.
A Academia Latina da Gravação divulgou a lista de indicados à 26ª edição do Grammy Latino na quarta-feira, que reconhece os principais destaques da música latina no último ano. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 13 de novembro, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Nesta sexta-feira (19), nas redes sociais, o pianista uruguaio Alfredo Minetti fez questão de registrar a importância da parceria com o campista. “Nós somos eternamente gratos a você, meu amigo. Muito obrigado pelo incentivo, pelos concertos, conselhos e amizade”, escreveu. O argentino Richard Scofano também agradeceu a colaboração de Simões na produção do álbum Shin-Urayasu, gravado no Estúdio Quinta Aumentada, em Alentejo, Portugal.
O trabalho foi gravado, mixado e masterizado por Jorge Cervantes e Mauricio Figueroa, com arte de capa assinada por Valeriano Fernandez, Alfredo Minetti e Adobe Firefly. O design gráfico ficou a cargo de Ana Albertini.
A produção reuniu nomes como José Domenech, Cristiano Simões, Valeriano Fernandez, Alfredo Minetti e Mauricio Figueroa. O lançamento é da Dianoia Records, em parceria com Richard Scofano, que detém todos os direitos da obra (2024).
Richard Scofano nasceu em Paso de Los Libres, na Argentina, na fronteira com Uruguaiana (RS), e carrega uma tradição de três gerações de músicos em sua família. Com mais de 30 anos de carreira internacional, já se apresentou em países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. É autor de composições sinfônicas e de peças marcantes como o concerto Iberá e o poema sinfônico La Tierra sin Mal. Em 2021, realizou uma turnê pelos Estados Unidos ao lado do violonista Yamandu Costa, parceria que também ganhou o palco da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Alfredo Minetti, nascido no Uruguai, viveu no Brasil antes de se radicar nos Estados Unidos. Pianista clássico de formação, estudou no Rio de Janeiro com Undine de Mello e seguiu sua trajetória acadêmica com um doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade de Indiana, onde também lecionou e colaborou com o Latin American Music Center. Em 2014 iniciou a parceria com Richard Scofano, oficializada em 2015 com a formação do Duo Scofano & Minetti, com o qual já percorreu diversos países e lançou o álbum Estaciones, em 2016.
A indicação ao Grammy Latino consolida a trajetória de Scofano & Minetti como expoentes do tango contemporâneo, unindo tradição, inovação e diálogo entre culturas.
Entre os brasileiros indicados ao Grammy Latino 2025 estão nomes como Marina Sena, Liniker, Milton Nascimento, João Gomes, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, Zeca Pagodinho, Alcione, Gilberto Gil, BaianaSystem, entre outros. O destaque é Liniker, que concorre em sete categorias, incluindo três das principais: Álbum do Ano (Caju), Canção do Ano (Veludo Marrom) e Gravação do Ano (Ao Teu Lado).
“Esta conquista é também motivo de orgulho para a música produzida em Campos dos Goytacazes, no Brasil e na América Latina que chega aos palcos mais importantes do mundo”, comenta Cristiano Simões.