O projeto Nota Jazz apresenta, no próximo sábado (6 de setembro), o curta-metragem “Um Novo Tom – O Jazz que Ensinamos”, dirigido por Eduardo Hypólito. O evento, com entrada gratuita, começa às 15h30 e contará com apresentações musicais antes e depois da exibição do filme. Após o lançamento, a obra também será disponibilizada nas plataformas digitais. O curta foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo de Campos (LPG), edital I.
“O jazz nasceu da dor e da resistência do povo preto escravizado e atravessou séculos como símbolo de liberdade, criação e luta. Hoje, esse legado segue vivo em cada acorde, em cada improviso e em cada história contada pela música”, afirma Matheus Campos, criador do projeto.
O filme retrata a força transformadora do jazz e seu impacto nas escolas, mostrando o gênero como ferramenta de educação, valorização cultural e esperança. Para Ricardo Lyra, também criador do Nota Jazz, é preciso resgatar a dimensão formadora dessa expressão musical. “Sua potência está em ser veículo de conhecimento, memória e valorização cultural. O jazz não pode se resumir a trilha sonora de ocasiões; ele é arte que educa, emancipa e resiste”, destaca.
Mais do que um registro audiovisual, “Um Novo Tom – O Jazz que Ensinamos” é um convite para reconhecer o papel do jazz como expressão de resistência, pertencimento e futuro, conectando gerações e fortalecendo o espaço desse gênero no cenário cultural local.
A iniciativa tem apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).
Programação:
15h30 – DJ Antuncio
17h30 – Pocket Show Nota Jazz com participações:
• Bateria – Denisson Caminha
• Guitarra – Diogo Spadaro
• Voz – Giu de Souza, Zabú/Ancorano e Thati Dias
18h50 – Lançamento do curta “Um Novo Tom – O Jazz que Ensinamos”
19h30 – Pocket Show Paiol Sonoro