Campos dos Goytacazes aparece no topo do ranking de furtos de cabos de energia na área de concessão da Enel Rio. Somente no primeiro semestre de 2025, foram 2,2 km levados por criminosos, de acordo com dados divulgados pela empresa. Completam o ranking dos três primeiros as cidades de São Gonçalo (600 m) e Niterói (560 m). Em todo Estado, a distribuidora registrou o furto de cerca de 6 km de cabos em vias públicas.
No total, 1,6 mil clientes da Enel foram impactados pelo furto de cabos no Estado, número 31,4% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar de solicitada, a concessionária não informou os bairros mais afetados nem quantos usuários ficaram sem luz elétrica em Campos devido ao crime. A reportagem também não teve retorno da Prefeitura sobre furtos.
Para tentar reduzir os casos, a Enel afirmou que vem adotando medidas estratégicas, como a substituição de cabos por materiais de menor valor comercial, sem afetar a qualidade do fornecimento. A concessionária também integra um grupo de trabalho criado em parceria com a Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM) e outras concessionárias de serviços públicos. O objetivo é reforçar a repressão e prevenção desse tipo de crime.
De acordo com a PM, somente neste ano já foram apreendidos mais de 6,5 mil metros de cabos e fios furtados, em todo Estado, o equivalente a mais de 11 toneladas de materiais. A corporação também prendeu mais de 440 pessoas envolvidas nesses delitos.