×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Espetáculo “Ponciano” estreia em Campos no Teatro de Bolso

Comédia musical homenageia José Cândido de Carvalho com texto de Arlete Sendra e direção de Fernando Rossi

Teatro
Por Ocinei Trindade
28 de agosto de 2025 - 7h00

Pedro Fagundes protagoniza “Ponciano de Amores Furtado”
(Fotos: Patrícia Bueno)

Inspirada na obra “O coronel e o lobisomem”, do escritor campista José Cândido de Carvalho, a comédia musical “Ponciano” estreia no dia 29 de agosto, às 21h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, no Centro de Campos. A peça marca as comemorações pelos 111 anos de nascimento do autor, um dos maiores nomes da literatura brasileira.

O espetáculo, que conta com texto da acadêmica e dramaturga Arlete Sendra, mergulha nas complexidades lúdicas, políticas e sociais de Campos dos Goytacazes, cidade natal do escritor. Dirigida por Fernando Rossi, a montagem explora, de forma teatral, as dualidades culturais entre o mundo urbano e o rural, acompanhando a trajetória de Ponciano, personagem central da obra.

Com produção da L R Produções e contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo, a peça fica em cartaz nos dias 30 e 31 de agosto e 5, 6 e 7 de setembro, sempre às 21h. A autora de “Ponciano”, Arlete Sendra, comentou sobre o texto levado ao teatro:

“Ponciano de Amores Furtados é uma reeleitura de O Coronel e o Lobisomem”, de José Cândido de Carvalho. A narrativa textualiza ficcionalmente o momento sociopolítico e cultural de Campos, no desdobrar dos anos iniciais do século XX e traz o Ponciano, personagem central e sua paixão por Dona Esmeraldina, mulher de olhos cor-de-capim. O rural e o urbano se encontram no Sobradinho; ora no fórum e ora na casa de Dadá Pereira em noites de farreagem. O riso perpassa no texto consolidando a proposta carvalhiana”, explica.

O diretor do espetáculo, Fernando Rossi, comentou sobre a nova parceria com a autora do texto Arlete Sendra:

“Ela, como sempre, me desafia, me provoca a seguir caminhos e propostas totalmente diferentes. Esse espetáculo faz uma viagem ao teatro popular, e o caminho que seguimos foi o do teatro de rua, o teatro que vai até o povo. Também, diferente dos outros trabalhos, trabalhamos com humor, um humor bem popular, acessível a todas as classes e pessoas, e está sendo muito prazeroso e divertido encarar esse desafio”, comentou.

O elenco conta com Pedro Fagundes, Katiana Rodrigues, Liana Velasco, João Velasco, Nathan Silva, Valdiney Mendes, Luciana Rossi, Almir Júnior e Geovane Crisóstomo, que também assina a preparação vocal. A trilha sonora é executada ao vivo por Katiana Rodrigues (voz, percussão e sonoplastia), Renato Arpoador (voz, violão, percussão e arranjos) e Vania Navarro (voz, violão e percussão).

A equipe técnica reúne nomes como Vanderlei da Costa Machado (cenografia e adereços), Luciano Moreira (figurinos, maquiagem e preparação corporal), Patrícia Bueno Moço (fotografia), Marco Antonio Almeida (iluminação) e Aucilene Freitas de Souza (produção executiva).

Katiana Rodrigues e Pedro Fagundes

“O que eu posso esperar é que as pessoas se divirtam, conheçam personagens icônicos de José Cândido de Carvalho e prestem homenagem a esse autor, que é uma referência na história da literatura em Campos e no Brasil. Mas, principalmente, é uma homenagem à nossa querida Arlete Sendra, que continua com todo esse vigor para produzir espetáculos tão instigantes e provocantes como este, que o público terá a oportunidade de assistir.”, diz Fernando Rossi.

Pedro Fagundes e Liana Velasco

Serviço:
Teatro de Bolso Procópio Ferreira
Horário: 21h
Ingressos: Inteira R$ 20 | Meia R$ 10
Classificação: 12 anos

Galeria de imagens