A CDL Campos recebeu na noite de quinta-feira (14) o senador Carlos Portinho (PL-RJ), no 3º módulo do Ciclo de Desenvolvimento Regional promovido pela entidade. Com o veto do PL do semiárido como tema central, o encontro reuniu várias autoridades locais. Entre elas, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e o secretário de Agricultura do município, Almy Júnior, além dos vereadores Beto Abençoado, Juninho Virgílio e Sub Jackson.
“A gente está vivendo um período muito importante e especial na nossa região, com discussões relevantes como a implementação do semiárido, incentivos fiscais e a ligação do Porto do Açu ao Espírito Santo. A presença de um senador da República na CDL, abrilhanta muito esse momento, afinal leva nossas dores até Brasília. E não é qualquer dia que a gente consegue proporcionar isso. Ficamos muito orgulhosos”, destacou o presidente da CDL, Fábio Paes.
O PL Lei 1440/2019, que incluía a região no mapa do semiárido brasileiro, possibilitando assim políticas públicas como o Garantia-Safra — proteção financeira a agricultores familiares em casos de estiagem ou excesso de chuva — e acesso facilitado a crédito rural. Autor do projeto enquanto deputado, o prefeito Wladimir Garotinho elogiou a iniciativa da CDL de trazer o senador a Campos para discutir esse e outros temas relevantes para o desenvolvimento local e regional:
“É um privilégio receber um senador da República na nossa cidade e conversar de maneira tão aberta com os empresários e a sociedade civil. A gente só tem a ganhar com isso, porque ele tem uma visão de Brasil e de mundo, do que está em pauta hoje e de como pode nos ajudar nas batalhas que o interior enfrenta. É um recado para todo o interior, de que é possível construir políticas públicas e boas parcerias”, disse Wladimir.
A participação de Carlos Portinho no Ciclo de CDL encerra a programação do primeiro dia do senador na região. Mas, ele segue por mais dois dias, agora com agendas no Noroeste. Portinho se reúne na manhã desta sexta-feira (15) com lideranças do PT no RJ, buscando articulação pela derrubada do veto presidencial. Seguindo o planejamento estratégico neste sentido, cumpre agenda no sábado (16), em Itaperuna.
“(O veto) É lamentável, mas a gente tem como recuperar. A minha vinda para a região está engajada nisso. Amanhã vamos nos reunir com o representante do Governo Federal (André Ceciliano), na expecativa de que ele encaminhe a derrubada do veto. É um PL que já havia sido aprovado em última casa no Senado Federal, para conceder o acesso ao financiamento com taxas melhores aos agricultores da região. Estamos empenhados em fazer com que seja confirmado agora, o acordo que foi descumprido com o veto. Precisamos de unidade para garantir um projeto que é fundamental para o nosso Estado”, enfatizou Portinho.