A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, está reforçando o chamado para vacinação contra o rotavírus humano. O imunizante oral, feito com vírus vivo atenuado, protege contra formas graves de diarreia que podem causar desidratação severa em bebês.
A primeira dose deve ser aplicada aos dois meses e a segunda aos quatro meses de idade. Com a ampliação da faixa etária, válida desde dezembro do ano passado, a primeira aplicação pode ser feita até 11 meses e 29 dias, e a segunda até 1 ano, 11 meses e 29 dias.
Segundo o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro, a mudança amplia a cobertura e beneficia especialmente bebês prematuros que, antes, não podiam receber a vacina durante internação hospitalar. Em 2025, a cobertura vacinal está em 67,46%.
A vacina está disponível no Centro Municipal de Imunização e Testagem Neonatal e na Clínica da Criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos fins de semana e feriados, das 8h às 17h. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. É necessário apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS e a caderneta de vacinação.
Fonte: Secom/PMCG