O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Campos (RJ) Silvaldo Abílio de Oliveira morreu nesta segunda-feira (11), aos 84 anos, em São Paulo (SP). Morador da capital paulista desde 2019, ele faleceu em sua residência, no bairro Higienópolis, em decorrência de complicações causadas por um acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo a filha, a engenheira Janaína Velasco de Oliveira, o pai sofreu um AVC hemorrágico em 11 de junho e permaneceu internado no Hospital da Beneficência Portuguesa até o dia 26 do mesmo mês. Após receber alta, precisou retornar ao Hospital 9 de Julho em 2 de julho, devido a uma infecção, deixando a unidade hospitalar em 18 de julho.
Silvaldo Abílio foi eleito vereador em 1992 e assumiu a Presidência da Câmara em 1996. Em 1998, recebeu o título de Cidadão Campista. Nascido em São João da Barra (RJ), então parte de São Francisco de Itabapoana, ele também lecionou na Escola Técnica Federal de Campos e trabalhou na empresa Furnas S/A.
Além de Janaína, deixa a filha Jussara Velasco Oliveira, médica, e netos. O velório e o sepultamento acontecem nesta terça-feira (12), das 11h às 17h, no Cemitério Phoenix Memorial, na Avenida Lauro Gomes, 5.000, Vila Palmares, Santo André (SP).