×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

André Ceciliano articula apoio emergencial a agricultores da região

Secretário nacional de Assuntos Parlamentares e o deputado Lindberg Farias se reúnem em Italva na prócima sexta-feira, com o senador Carlos Portinho

Geral
Por Yan Tavares
12 de agosto de 2025 - 16h48
Foto: Rafael Wallace/Divulgação

O secretário nacional de Assuntos Parlamentares e ex-presidente da Alerj, André Ceciliano e o deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ) se reúnem na próxima sexta-feira (15) em Italva com o senador Carlos Portinho (PL-RJ), durante encontro do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). A principal pauta à mesa será a articulação de alternativas para garantir apoio emergencial aos agricultores da região.

Carlos Portinho visita Campos nesta quinta-feira (14) e vai palestrar no terceiro módulo do Ciclo de Desenvolvimento Regional da CDL Campos. Em debate, estará o veto presidencial ao Projeto de Lei 1.440/2019, de autoria do então deputado federal Wladimir Garotinho, hoje prefeito de Campos.

O PL previa incluir os 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense na área do semiárido, permitindo o acesso ao Garantia-Safra e a criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico da região. O projeto havia sido aprovado no Senado, sob relatoria de Portinho. A proposta foi barrada pelo Palácio do Planalto sob alegação de falta de estudos técnicos e estimativa de impacto orçamentário.

O foco das articulações para amparar os agricultores do Norte e Noroeste Fluminense caminha agora na direção de apoio a outra proposta: o Projeto de Lei 1.282/24, aprovado pela Câmara dos Deputados em julho e em análise no Senado. A iniciativa reduz de 50% para 40% a perda mínima da safra exigida para que agricultores familiares acessem o Garantia-Safra.

“Nosso objetivo é encontrar uma solução para amparar os agricultores do norte e noroeste fluminense, que têm enfrentado uma situação cada vez mais dramática devido às mudanças climáticas, especialmente pela irregularidade das chuvas”, afirmou André Ceciliano em entrevista ao portal Agenda do Poder.

Leia mais:

Presidência da República veta integralmente projeto que incluía Norte e Noroeste Fluminense no semiárido

Secretário de Agricultura de Campos, Almy Júnior critica veto da região no semiárido

Após veto presidencial, lideranças do Norte Fluminense se mobilizam pelo projeto semiárido

Ciclo de Desenvolvimento Regional da CDL recebe senador Carlos Portinho