×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Azul afirma que não vê chances a curto prazo do retorno de voos na região

Posição foi apresentada em reunião com prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, além de representantes empresariais

Geral
Por Redação
8 de agosto de 2025 - 18h44
Foto: Divulgação

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Rodrigo Vianna, se reuniram nesta sexta-feira (8), com instituições empresariais locais, membros da Zurich – empresa que administra o aeroporto macaense -, e representantes da Azul Linhas Aéreas,. O encontro foi realizado com o intuito de viabilizar o retorno dos voos para Macaé e toda a região Norte Fluminense.

A representação da Azul apresentou as dificuldades atuais da empresa, em processo de recuperação nos Estados Unidos, além das dificuldades do mercado fornecedor de peças de reposição para manutenção das aeronaves. Parte significativa da frota está em terra aguardando revisão e manutenção. De acordo com a explanação, tratam-se de fatores que podem ter sido determinantes para a interrupção recente de diversas linhas atendidas pela empresa.

A reportagem apurou que o saldo da reunião foi negativo para a região, com a Azul Linhas Aéreas não vendo chances de retorno dos voos, pelo menos a curto prazo, sem que as negociações de recuperação na empresa sejam resolvidas. A previsão é para o primeiro trimestre de 2026.

A Azul apresentou como contrapartida para ampliação de voos regionais o apoio na articulação pela redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o QAV (Querosene de Aviação) pelo governo do Estado, equiparando aos 7% aplicado ao Aeroporto do Galeão. Novas reuniões em Macaé para articulação dos voos na região estão previstas para acontecer em breve.