Na terça-feira (5), a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH/SMASC), recepcionou os novos alunos dos cursos de geração de renda rápida, voltados para o segundo semestre de 2025. Mais de 500 pessoas se inscreveram nas modalidades oferecidas: cabeleireira, trancista, manicure e design de sobrancelhas.
Os cursos fazem parte de um conjunto de políticas afirmativas implementadas pela atual gestão municipal, com foco na inclusão social, no empoderamento e na autonomia financeira da população.
A iniciativa tem um impacto ainda mais significativo ao considerar os desafios enfrentados pela população negra. Devido à estrutura histórica do racismo no Brasil, muitos ainda vivem em condições de desigualdade nos mais diversos setores da sociedade. Diante disso, políticas públicas como estas, que reconhecem a necessidade de tratar os desiguais na medida de sua desigualdade, se mostram fundamentais.
“Os cursos se consolidam, portanto, como estratégias concretas de enfrentamento às iniquidades socioeconômicas e raciais, oferecendo novas possibilidades para grupos historicamente minorizados e socialmente vulnerabilizados”, comenta o subsecretário Totinho Capoeira.