×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

PRF apreende 103 kg de ouro escondidos em caminhonete em Roraima

Carga avaliada em R$ 61 milhões é a maior já registrada pela corporação no país; motorista foi preso

Polícia
Por Redação
5 de agosto de 2025 - 8h29

Reprodução PRF/Roraima

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta segunda-feira (4), 103 quilos de ouro escondidos no painel de uma caminhonete Hilux, em Boa Vista (RR). Avaliada em cerca de R$ 61 milhões, a carga representa a maior apreensão de ouro já realizada pela PRF no Brasil.

O motorista, de 30 anos, foi preso em flagrante durante abordagem na altura da ponte dos Macuxis, na BR-401. No veículo também estavam a esposa e o filho do casal, um bebê de nove meses. A PRF informou que decidiu aprofundar a vistoria após identificar sinais de adulteração no interior do carro e inconsistências na documentação apresentada.

Segundo a corporação, o suspeito disse trabalhar com construção civil e “grandes obras”. A caminhonete, ano 2024, não está registrada em nome dele. A identidade do proprietário do veículo não foi divulgada.

O ouro apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal para investigação. A suspeita é de que o minério tenha saído de Rondônia com destino à Venezuela ou à Guiana, países que fazem fronteira com Roraima. A operação faz parte de ações integradas do governo federal no combate ao garimpo ilegal em terras indígenas.

Inicialmente, a PRF divulgou que a carga teria 104 kg, mas o peso exato foi confirmado após nova medição na Polícia Federal, já sem a embalagem. A última grande apreensão de ouro no estado foi de 21 kg, em junho de 2024.