Foi inaugurado nesta terça-feira (20) o novo polo do programa Café do Trabalhador no distrito de Goytacazes, em Campos. A partir de agora, moradores da região poderão contar com café da manhã gratuito de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na Praça São Gonçalo.
Criado em 2021 na gestão do prefeito Wladimir Garotinho, o programa distribui kits compostos por café (comum ou com leite), pão e fruta, com o objetivo de garantir segurança alimentar aos trabalhadores que saem de casa cedo e, muitas vezes, não conseguem se alimentar antes de iniciar a jornada.
A nova unidade substitui a antiga que funcionava na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a mudança faz parte da política de descentralização dos serviços da pasta. “Mesmo com essa alteração, a população do Centro continuará sendo atendida por meio do Restaurante do Povo, na Praça da República. A unidade de Goytacazes foi pensada com carinho para estar mais próxima dos trabalhadores da região”, destacou.
A inauguração contou com a presença do secretário, da subsecretária Grazielle Gonçalves, do vereador Kassiano Tavares e das equipes da SMDHS. Em média, o Café do Trabalhador oferta 500 kits por dia em cada polo de atendimento.
A iniciativa foi bem recebida pela população local. A dona de casa Lucélia Gomes, moradora de Tócos, elogiou a proposta. “Tem muitas pessoas que necessitam. Isso vai ajudar muito, principalmente quem está na rua. Que essa iniciativa possa chegar a outros bairros também”, disse.
Alcinéia Reis, outra moradora da região, reforçou a importância da ação. “Muita gente sai para trabalhar em jejum. Eu vim comprar uma água e encontrei um cafezinho aqui. Muito bom”, comentou.
Além da nova unidade em Goytacazes, o programa continua em funcionamento também na Pracinha do Amarelinho, em Guarus.
Fonte: Secom/PMCG