×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ciência em clima de bar tem apoio de universidades de Campos

Debates acessíveis e descontraídos fazem parte do Pint os Science, maior festival de divulgação científica do mundo e em 169 cidades brasileiras

Ciência
Por Redação
19 de maio de 2025 - 7h15

Pesquisadores, cientistas e professores divulgam conhecimento em bares de Campos durante três dias (Divulgação)

O maior festival de divulgação científica do mundo está de volta a Campos dos Goytacazes. De 19 a 21 de maio, a cidade participa da 10ª edição do Pint of Science Brasil, movimento internacional que transforma bares e restaurantes em pontos de encontro entre pesquisadores e o público geral, em conversas acessíveis e cheias de conteúdo.

O evento ocorre simultaneamente em 169 cidades brasileiras, colocando o Brasil como o país com maior número de participantes no mundo — superando, inclusive, o Reino Unido, onde o Pint of Science surgiu em 2013. A proposta é simples: reunir cientistas e a comunidade em ambientes descontraídos para dialogar sobre temas de interesse público, como mudanças climáticas, educação, saúde, direitos humanos e ciência de forma geral.

Em Campos, o festival é realizado oficialmente desde 2018, com organização da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Ao longo desses anos, mais de cem palestrantes já participaram da iniciativa na cidade. Em 2025, os encontros ocorrerão nos bares Sagritos, Nômade SmokeHouse e El Mexicano, sempre às 19h, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição.

Público assiste a uma palestra em bar da cidade (Arquivo)

A programação abre nesta segunda-feira (19), com dois temas. No Sagritos, o debate será “A Sociedade no Divã: Educação, Fé e Comunidade”, com mediação da professora Simonne Teixeira (UENF) e participações de Fábio Py (UENF), Luciane Soares (UENF) e Renato Gonçalves (PMCG). No mesmo horário, no El Mexicano, o bate-papo será “Entre a Dor e o Silêncio”, com discussões sobre relacionamentos abusivos, endometriose e violência obstétrica, com Karina Dutra (UENF), Suelen Monteiro e Kathelyn Cordeiro (FMC), sob mediação de Edilbert Pelegrini (FMC).

Na terça-feira (20/), o Nômade SmokeHouse recebe a mesa “Educação, Ciência e Conquistas: a Palavra é Delas!”, com as pesquisadoras Ludimila Da Matta (UCAM), Ana Bárbara Freitas e Maura da Cunha (UENF), mediadas por Carla Sales (PMCG). Já no El Mexicano, o tema será “Da Horta à Praia: o clima está mudando tudo!”, com David Costa (IFF), Cláudia Prins e Leonardo Costa (UENF), e mediação de Maria Cristina Canela (UENF).

Professor dá aula em bar de Campos durante o Pint of Science

O encerramento, na quarta-feira (21), traz novas reflexões sobre clima e sociedade. No Nômade SmokeHouse, a mesa será “Clima Quente, Planta Doente e Mosquito Presente!”, com Angela Pierre Vitória, Gabriel Quintanilha, Thaís Louvain (FMC) e mediação de Maria Cristina Gaglianone (UENF). No El Mexicano, o festival termina com “Ciência, Cultura e Direitos Humanos”, mediado por Gonçalo Apolinário (UENF), com participações de Adriana Cardinot (UENF), Beatriz Corsino Pérez (UFF) e Lebron Victor (ONG NBR).

A proposta do Pint of Science é mostrar de maneira leve como o conhecimento científico é produzido, ajudando o público a distinguir evidências de opiniões. Em Campos e em todo o Brasil, o festival é uma oportunidade para “consumir ciência sem moderação”.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site: pintofscience.com.br/events/camposgoytacazes