Um fundo árabe de investimentos bateu o martelo e vai investir um punhado de milhões de dólares no novo projeto de Eike Batista, na área de energia na região. O projeto, como já anunciado pela coluna, será focado na agricultura, com produção de uma nova variedade de cana-de-açúcar. O ex-bilionário vem trabalhando neste projeto há mais de dois anos e o empreendimento vai começar a ganhar corpo e rosto em 2026. Ele tem falado de forma bastante entusiasmada sobre o assunto.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou que o Campo de Búzios vai representar a maior produção de petróleo do país e uma das maiores do mundo, podendo alcançar a marca de 2 milhões de barris. O maior navio-plataforma da empresa, o Almirante Tamandaré, está operando no campo de Búzios.
Enquanto isso, Campos já tem duas pistas para aeronaves executivas de pequeno e médio portes: uma em Santa Cruz e outra em Barcelos, na divisa com o município de São João da Barra. Ambas construídas por particulares e devidamente homologadas pela ANAC.
A semana começa com a Lira de Apolo comemorando seus 155 anos, com direito a apresentação da banda em frente à sua sede e um bolo comemorativo. Lembrar que o prédio icônico da Lira foi destruído por um incêndio há 25 anos está sendo restaurado com recursos próprios. Prédio quase totalmente restaurado, faltando pequenos detalhes. O presidente da Lira, Ricardo Azevedo, de 86 anos, merece uma estátua e deve ser visto como exemplo.
O jurídico da italiana Enel, concessionária de energia elétrica que opera no interior do Estado do Rio, está em estado de choque diante de tantas ações indenizatórias. A mais pesada delas tramita no município de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, movida por uma indústria. A empresa está apresentando planos de melhorias de serviços em vários municípios, como o de Quissamã, outro afetado por sequências de apagões.
Algo grande está para acontecer em uma grande área comprada nos arredores da Estrada dos Ceramistas, próximo ao Carvão. A área abrigaria uma indústria, com início das obras físicas para o segundo semestre. Só não se sabe o que realmente será, e sequer quem estaria por trás do empreendimento.
Campos vai ganhar o Instituto Escola Criativa, oferecendo capacitação, consultorias e apoio a empreendedores da região, com foco no marketing digital e inclusão social. Esse modelo já foi implantado na cidade de Volta Redonda e também no Rio de Janeiro. Campos será a primeira cidade da região a ter esse serviço.
Na surdina, três técnicos de uma consultoria de aviação visitaram o aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, hoje fora do radar dos voos regulares. Não se compreende como Campos, que nos anos de 1980 chegou a ter três voos/dia para o Rio de Janeiro, esteja parada no ar.