Durante toda esta sexta-feira (16), vários profissionais de saúde, pesquisadores e médicos se reúnem no III Simpósio Internacional Fluminense de Oncologia em Campos dos Goytacazes. Trata-se de um dos mais relevantes eventos científicos da área de saúde no Sudeste. O encontro realizado no Teatro Trianon foi iniciado ontem. Participam palestrantes renomados que discutem os avanços no combate ao câncer. Na manhã desta sexta, o Módulo Urologia se destaca. De acordo com o urologista Gustavo Araújo, coordenador do Programa de Robótica do Hospital Dr. Beda, um dos temas abordados envolve o câncer de próstata.
“Recebemos grandes nomes da urologia nacional aqui em Campos. Eu destaco especialmente o módulo sobre próstata, já que o câncer de próstata é o de maior incidência entre os homens. No período da tarde, teremos o módulo sobre câncer de rim, também muito relevante, dada a alta incidência dessa doença na população. Estarei atuando como moderador, trazendo casos clínicos do nosso grupo para discussão”, diz o médico urologista
Participam do Módulo Urologia, o radio-oncologista Fábio Cury, do MCGil University do Canadá; a coordenadora de medicina nuclear da Clínica Villela Pedra, Roberta Hespanhol; o urologista da Santa Casa de Santos (SP, Matheus Paiva; Lisa Morikawa (Rede D’Or); Victor Dubeux (Rede D’Or); Daniel Carvalho (HCM/FCV); Daniel Matsuda (OncoBeda).
Outra área de discussão no tratamento e pesquisa referentes ao câncer envolve profissionais de Enfermagem. Este tema será destinado ao encerramento do III Simpósio Internacional Fluminense de Oncologia em Campos, organizado pelo Instituto de Oncologia do Norte Fluminense em parceria com o OncoBeda.
Para a enfermeira Virgínia Correa, participar desse evento representa a possibilidade de oferecer um atendimento ainda mais qualificado. “Trocamos experiências, aprendemos sobre novas tecnologias, atualizamos condutas. Tudo isso retorna diretamente em benefício do paciente. É preciso também reforçar a importância da enfermagem no cuidado integral, especialmente no contexto oncológico”, destaca.
LEIA TAMBÉM
Começa o III Simpósio Internacional Fluminense de Oncologia, em Campos