×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Papa Leão XIV celebra primeira missa após eleição no Vaticano

Novo pontífice lamenta declínio da fé diante do culto ao dinheiro e ao prazer, e reforça compromisso com simplicidade e santidade

Mundo
Por Redação
9 de maio de 2025 - 7h56

Papa Leão XIV celebra missa na Capela Sistina (Vatican News)

O papa Leão XIV declarou nesta sexta-feira (9) que deseja que a Igreja Católica, sob seu pontificado, seja “um farol que ilumina as noites do mundo”. A afirmação foi feita durante sua primeira homilia como líder da Igreja, celebrada na Capela Sistina, no Vaticano, diante do colégio de cardeais.

Na cerimônia, o novo papa enfatizou a necessidade de união, evangelização e retorno à essência da fé cristã. Ele criticou o que chamou de substituição da fé por “outras seguranças”, como tecnologia, dinheiro, sucesso, poder e prazer. “Ainda hoje não faltam contextos em que a fé cristã é considerada absurda, coisa de gente fraca ou pouco inteligente”, lamentou.

Leão XIV afirmou que Deus o chamou a ser um “administrador fiel” de um tesouro que não lhe pertence, mas que deve servir a todo o Corpo Místico da Igreja. “Ela deve ser cada vez mais uma cidade sobre o monte, uma arca de salvação nas águas da história e um farol que ilumina as noites deste mundo”, disse.

O papa também advertiu contra uma visão reduzida de Jesus, tratado apenas como um líder carismático ou “super-homem”, inclusive por cristãos batizados que vivem, segundo ele, um “ateísmo prático”.

Seguindo uma linha semelhante à de seu antecessor, Francisco, Leão XIV defendeu que a força da Igreja deve estar na santidade de seus membros e não na ostentação de suas construções. Em sua homilia, fez ainda referência ao apóstolo Pedro e pediu sua bênção para o início de seu ministério.

Primeiro papa nascido nos Estados Unidos, Leão XIV é o nome escolhido pelo cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, agostiniano com cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país. Considerado progressista, trabalhou com comunidades carentes e foi nomeado bispo de Chiclayo em 2015. Em seu discurso inaugural, falou em espanhol para agradecer ao povo da diocese peruana.

No domingo (11), o pontífice recitará a oração do Regina Coeli da Sacada Central da Basílica de São Pedro, no Vaticano.