Começou a ser testado na terça-feira (6) um exemplar de ônibus elétrico em Campos dos Goytacazes. A fase experimental ocorre sem cobrança de passagens e deve durar ao menos 30 dias. Durante o período de testes, a equipe técnica do IMTT irá acompanhar o desempenho do ônibus em relação à autonomia, durabilidade da carga, desempenho em diferentes condições de tráfego e funcionalidades embarcadas.
O veículo possui piso baixo, suspensão com sistema de “ajoelhamento” para facilitar o embarque, rampa de acesso, corredores amplos, ar-condicionado ecológico, entradas USB, Wi-Fi e painéis informativos em tempo real. A autonomia média é de 270 km, podendo variar conforme o uso.
“Estou me sentindo no primeiro mundo. O ônibus é confortável, tem ar-condicionado, segurança e acessibilidade. Tenho um filho com deficiência e dificuldade de locomoção, e fiquei maravilhada com a rampa e a grade de segurança.”, disse Márcia Regina Sarney, uma das primeiras passageiras do novo ônibus.
O modelo, 100% elétrico e cedido em comodato pela empresa paulista TEVX Higer, circulou na linha Centro x Circular no primeiro dia. A iniciativa integra o esforço do município para promover alternativas de transporte público mais limpas, tecnológicas e acessíveis. O cronograma de testes, organizado pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), prevê a circulação do veículo em diferentes rotas até sexta-feira (9), com novos trajetos a serem divulgados semanalmente.
Morador do Novo Jockey, Lucian Soares aproveitou o dia para levar sua avó Edna dos Santos para experimentar o novo transporte. “Já andei em um ônibus elétrico em Madri, mas não imaginei ter essa chance aqui na minha cidade. Isso é muito mais do que modernidade, é sustentabilidade. É um avanço enorme para Campos”, afirmou. A avó completou: “Antes era barulhento e soltava muita fumaça. Agora é silencioso, limpo e confortável. Espero que tenhamos muitos desses no futuro.”
Quarta-feira (7/5)
Quinta-feira (8/5)
Sexta-feira (9/5)