O Hemocentro Regional de Campos (HRC) está fazendo um apelo urgente por doações de sangue devido à baixa nos estoques, especialmente com o feriado do Dia do Trabalhador. O estoque atual de sangue está crítico. Durante todo o feriado, as portas se manterão abertas das 7h às 18h para receber doadores de sangue, plaquetas e realizar cadastros para doação de medula óssea.
A assistente social Maria Gonçalves alerta que a doação de sangue é fundamental para garantir o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões em cirurgias, acidentes ou doenças graves. “A baixa nos estoques pode comprometer a capacidade de atendimento médico, tornando ainda mais urgente a necessidade de doações”, disse.
Doar sangue é simples, rápido e não dói. Todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergênciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental. Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.
Folga remunerada
Ao doar sangue, todo trabalhador tem direito a folga remunerada uma vez por ano. Os doadores de sangue têm direito a um atestado de doação de sangue. Esse atestado pode ser útil para diversos fins, como: comprovação da doação de sangue, o que pode ser necessário para fins de:
É importante verificar com o Hemocentro ou instituição responsável pela coleta de sangue quais são os procedimentos para obtenção do atestado de doação de sangue.
Unidade móvel
Além do atendimento fixo, o Hemocentro Regional de Campos (HRC) também conta com uma unidade móvel para ampliar a captação de doadores. Durante o mês de maio, o ônibus percorrerá diferentes pontos da região para facilitar o acesso à doação.
06/05 – Exército
13/05 – Bom Jesus do Itabapoana
15/05 – Uenf
20/05 – Cambuci
22/05 – São José de Ubá
27/05 – São Fidélis
29/05 – Santo Antônio de Pádua
Fonte: Prefeitura de Campos